Band Multi

Zoo de Itatiba ganha um filhote de cervo-do-pantanal, ameaçado de extinção

Filhote macho nasceu de parto natural

Por

Novo morador nasceu com 4,6 quilos
Novo morador nasceu com 4,6 quilos
Divulgação/Prefeitura de Itatiba

O Zooparque de Itatiba registrou o nascimento de um macho de cervo-do-pantanal, uma espécie nativa da fauna brasileira e que está vulnerável à extinção na natureza. O filhote nasceu às 20h44 da última quarta-feira (22). O parto ocorreu de forma natural e o cervinho veio ao mundo cheio de saúde.

 O cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) é o maior cervídeo da América do Sul e vive nas regiões de várzeas de rios. No Brasil, a maior concentração de indivíduos é observada no bioma Pantanal e entre as principais ameaças à espécie estão as queimadas, a construção de hidrelétricas, que causa a perda de grandes áreas de habitat, o avanço de áreas agrícolas e urbanas e doenças transmitidas por criações de bovinos domésticos.

 Em 2019, o Zooparque recebeu a primeira fêmea da espécie, Lina, que veio do Parque Vida Cerrado, na Bahia. O macho, Kadu, chegou em 2020, vindo do Zoológico de Sorocaba. Os animais nasceram sob os cuidados humanos em outras instituições e foram escolhidos dentro do Programa Nacional de Conservação da Espécie para a formação de casal e geração de novos descendentes no Zooparque Itatiba. O pareamento foi bem sucedido e, já em 2021, o Zooparque comemorou o nascimento de Aurora, primeiro filhote do casal.

 A família recebe cuidados diários da equipe do zoo e, depois que o cuidador observou a cópula dos animais, mudanças de comportamento e no corpo da Lina foram percebidas ao longo dos meses. A gestação dura entre 250 e 270 dias, e nasce apenas um filhote por vez. O pequeno cervinho nasceu pesando 4,680kg e já mostrou que é bastante manhoso.

A

Tópicos relacionados