Eleições 2024: mesma corrida, mas com menos competidores

Tiago Prudente

Blog do Prudente

Quer saber os bastidores da política? Aqui você confere tudo o que rola nas mais diversas esferas do poder. Jornalismo isento com opinião onde importa. No Blog do Prudente você entende de forma objetiva o que rola no mundo político. Um canal para você ficar conectado sem perder tempo.

urna eletrônica
urna eletrônica
Divulgação/TSE

A corrida eleitoral em Campinas deve ter o mesmo cenário de 2020. O prefeito Dário Saadi (Republicanos) vai concorrer à reeleição. Pedro Tourinho (PT) vai ser o candidato da esquerda, mas diferente do último pleito, para não correr o risco de ficar de fora de um segundo turno, o PCdoB está junto com o PT (em 2020 Alessandra Ribeiro, candidata do Partido Comunista Brasileiro, teve mais de 3% o que era suficiente para levar o petista para 2º turno). 

O deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania) tenta cacifar a candidatura dele. Enfrenta resistência de “aliados" que estão mais com Dário do que com Rafa. Caso consiga confirmar a candidatura, Rafa chega desgastado do último pleito, com menos apoio e com uma máquina partidária bem menos poderosa. Corre sério risco de sair menor do que entrou.

Arthur Orsi já confirmou que está fora da disputa esse ano e a delegada Teresinha parece seguir o mesmo caminho. Já o PDT de Dr. Hélio ainda é um mistério.