Corpo de verão

Os Nós da Mente

Neste espaço você irá ter um conteúdo onde vamos discutir temas que têm tudo a ver com a sua angústia. O divã será o blog e o psicanalista é o grupo de autores que vão escrever os artigos que irão abordar filmes, livros, músicas e o cotidiano, mas tudo ligado à saúde mental. Você irá perceber que não está sozinho. Vamos dar as mãos para caminharmos na jornada do autoconhecimento. Isso porque esse é um blog de psicanálise para você!

Corpo de verão
Corpo de verão
Divulgação

Por Lais Sellmer, psicanalista - @laissellmer

No início do ano, muitas pessoas se sentem abrindo novos ciclos e, com isso, traçam uma lista de desejos e metas para o ano que virá. Algumas pessoas precisam desse marco como precisamos na conclusão de um curso, algo para demarcar uma linha de largada. 

Comumente, é a época que borbulha nas redes o “projeto verão” que inclui buscar uma dieta que cumpra a função milagrosa de emagrecimento rápido, atividade física com a função de deixar o corpo desejável para ser exibido como o corpo de verão.

As redes sociais apresentam em larga escala grupos de desafios, coaching, dietas mirabolantes que ficam aparecendo enquanto a pessoa navega na internet. Como se essa orientação ficasse ali como um alerta vermelho trazendo à tona a necessidade de a pessoa fazer aquilo. 

Essa proposta beira a fantasia de obter amor e ser objeto de desejo. O desejo de se sentir desejado pelo outro é captado por essas campanhas publicitárias que visam a venda de um problema e de uma solução. Pessoas que estão fora do estereotipo do corpo de verão sentem-se inadequadas e algumas se submetem à busca de uma solução milagrosa, enquanto outras passam a evitar aproveitar as praias e piscinas, por achar que o corpo não está adequado para ser exibido.

Não é incomum que pessoas acometidas pelos transtornos alimentares sintam uma piora nos sintomas nesse período, os órgãos de saúde tampouco se preocupam e não inibem esse tipo de alienação propagada por empresas e certos profissionais da saúde que visam lucrar com o sofrimento das pessoas. 

Temos a demonização do corpo gordo que é praticamente excluído da possibilidade de aproveitar o verão, quer seja pela dificuldade de acessibilidade como cadeiras de praia, quer seja pelos olhares de reprovação ou até mesmo os memes e piadas feitos sobre o corpo gordo que é exibido sem qualquer tipo de punição nas redes.

O tal corpo de verão visa um padrão criado por edições e é totalmente irreal, colocando o desejo e a fantasia quase que num frenesi nessa época. Enquanto isso, pessoas se colocam em risco de terem a saúde comprometida para obter o corpo perfeito num espaço de dias. Quem nunca leu algo como “perca 7 kilos em 5 dias”?