Mais de 3,7 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas foram devolvidas durante mais uma edição do projeto Recebimento Itinerante, realizado na terça-feira (1) e quarta-feira (2), em Presidente Prudente-SP. Durante a ação, cerca de 100 pequenos agricultores do munícipio e da região devolveram um total de 9.938 embalagens no Recinto de Exposições ‘Jacob Tosello’.
A ação foi promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Presidente Prudente (Seagri) e a Associação Regional de Recebimento e Prensagem de Embalagens Vazias (Arpev).
Os Recebimentos Itinerantes visam atingir principalmente os pequenos agricultores que estão em propriedades rurais distantes das 400 unidades de recebimento (centrais e postos) que integram o Sistema Campo Limpo. Essa modalidade de devolução permite que os produtores rurais cumpram com sua obrigação legal e com sua responsabilidade no Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos que é referência mundial.
O material recebido nessa ação especial segue para as centrais de recebimento mais próximas, onde são prensadas e dadas a destinação ambientalmente adequada.
Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV
O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica. O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de dois milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.
Informação: Secom PP