A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e integrante do grupo de empresas RGE, assinou o termo de compromisso para patrocínio de ações para a proteção de mais de 64 mil hectares de matas nativas em parceria com a Fundação Florestal. A iniciativa da companhia está alinhada com sua estratégia de negócio, que tem como um de seus objetivos centrais reforçar a importância das boas práticas para a proteção da biodiversidade.
Para o gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell, João Augusti, o contrato tem duração de 12 meses, mas já está sendo estudado um Acordo de Intenções para prolongar por mais cinco anos, e contará com ações bem específicas considerando a localização e o tamanho das Unidades de Conservação. A Fundação Florestal, que está ligada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), nasceu para a conservação e produção florestal do Estado de São Paulo e tem como finalidade o manejo e a ampliação das florestas de produção em torno do território do Estado paulistano.
Os mais de 64 mil hectares a serem preservados se concentram na região de Bauru-SP, interior de São Paulo, cidade próxima à filial da Bracell, na cidade de Lençóis Paulista-SP. Áreas em outros sete municípios também receberão ações desta parceria como Gália, Alvinlândia, Águas de Santa Bárbara, Anhembi, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Sete Barras, todos no interior de São Paulo.
Serão beneficiadas quatro Estações Ecológicas (EE dos Caetetus, EE Barreiro Rico, EE Sebastião Aleixo, EE Águas de Santa Barbara); 1 Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre (RVS Aimorés - gleba II – Jardim Botânico) e dois Parques Estaduais (PE Carlos Botelho e PE Nascentes do Paranapanema).