A cidade de Adamantina-SP recebeu a certificação do Ministério do Turismo e agora integra o Programa de Regionalização do Turismo do governo Federal. Adamantina-SP foi classificada na categoria D obtendo destaque na Região Turística Sol do Oeste. O Conselho Municipal de Turismo do município também foi certificado.
De acordo com as informações divulgadas no site do governo Federal, os municípios são categorizados como meio de promover a identificação do desempenho da economia e do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro.
A Categorização dos Municípios da Regiões Turísticas do Mapa visa possibilitar que as decisões sejam ainda mais assertivas de forma a permitir que as políticas implementadas tenham como base as peculiaridades de cada cidade.
Para promover a classificação, os critérios levados em consideração são: a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais, e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
Conforme explica o secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderlei, esse é mais um passo que o município vem dando frente ao fato de ser Município de Interesse Turístico (MIT).
O Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante do Ministério do Turismo, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de oito eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.