Band Multi

Agudos faz alerta sobre o aumento nos casos de dengue

Município tem intensificado nas ações de bloqueio

Por Hiltonei Fernando

Município tem intensificado nas ações de bloqueio
Município tem intensificado nas ações de bloqueio
foto: divulgação

A Secretaria de Saúde de Agudos-SP informou que está intensificando o alerta aos moradores em relação ao aumento nos números de casos de dengue no município. Além de campanhas educativas, a prefeitura está promovendo o bloqueio de controle de criadouros em regiões da cidade onde foram registrados casos da doença. 

A conscientização e sensibilização da população sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, que é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zika, continua sendo o foco da secretaria.

Na terça-feira (3), o município divulgou nas redes sociais oficiais, vídeo com o Secretário de Saúde, Carlos Henrique Thirone, com observações importantes sobre a dengue, sintomas e cuidados. Segundo ele, a dengue é uma doença que pode inclusive matar pessoas. 

O médico lembra que os adultos apresentam dores pelo corpo, dores atrás dos olhos que é uma característica muito importante da dengue, coceiras pelo corpo e vermelhidão na pele. As crianças podem ter esses sintomas, mas temos observado que na maioria absoluta dos casos infantis, a dengue começa com sintomas simples, uma dor reclamada, desconforto abdominal, tudo isso pode ser sintoma de dengue.

É importante ressaltar que a melhor forma de se evitar a dengue é impedir a proliferação do mosquito que a transmite, o aedes aegypti, eliminando os criadouros que possibilitam a sua reprodução. A Secretaria de Saúde orienta a população a se manter alerta e vistoriar periodicamente a residência e seu entorno, como quintais e áreas comuns em prédios, identificando e eliminando a água acumulada em locais que poderiam servir de criadouro do mosquito.

A prefeitura recomenda ainda que os moradores deixem garrafas viradas para baixo e evitem água parada em qualquer recipiente, como vasos de plantas, tampinhas de garrafas, bebedouros de animais e ralos, entre outros.

As equipes que passam de casa em casa verificando possíveis criadouros do mosquito também reforçam a orientação às famílias sobre a doença, sinais e sintomas, além da necessidade de procurar assistência se houver suspeita da doença. 

Desde janeiro, Agudos contabiliza 58 casos autóctones de dengue e outros 2 casos importados.