Band Multi

Alunos de Agudos são destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica

Eles conquistaram sete medalhas em 2022

Por Hiltonei Fernando

Eles conquistaram sete medalhas em 2022
Eles conquistaram sete medalhas em 2022
foto: divulgação

Alunos da Escola Sesi Agudos-SP tiveram desempenho de destaque na edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Modalidade Teórica. E já se preparam para fazer bonito em 2023. 

Eles conquistaram 28 premiações, sendo 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 15 de bronze, além de uma menção honrosa. A competição reúne estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o Brasil e tem o propósito de desenvolver novos talentos na Robótica, bem como divulgar aplicações, possibilidades, produtos e tendências da área no Brasil e no mundo. 

E 2023 também promete. Em junho, a escola participou novamente do evento e já classificou 8 alunos do Ensino Médio para a 2ª fase nacional: Cauã de Melo Soares Pinto, Gabriel Henrique Lucio da Silva, Maria Eduarda Rodrigues; Nicolas de Alencar Lirolla, Pedro Daniel Sanciani Galego, Pedro Henrique Oliveira de Siqueira, Roberto Aparecido Pereira da Silva Neto e Vitor Hugo Viana. A prova acontece nesta sexta-feira (11). 

A competição ocorre anualmente e é organizada por professores, cientistas e doutores na área de Robótica e tecnologia de universidades públicas e particulares do Brasil, que atuam voluntariamente com objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.  

“As medalhas concedidas pela OBR são formas de reconhecer e estimular o estudo da área de Robótica, pois ser medalhista na modalidade teórica abre portas em universidades públicas ou privadas que, atualmente, utilizam esse critério para permitir o acesso aos seus cursos”, argumenta a Orientadora de Educação Digital, Patricia Mattioli. Já o diretor da unidade escolar, Marcos Vinícius Meneguel Donati, ressalta que anualmente o Sesi Agudos é agraciado com aumento significativo de alunos medalhistas na competição.  

Robótica no Sesi 

A Robótica Educacional, presente na rede Sesi-SP de Ensino desde 2009, amplia significativamente o desenvolvimento dessas habilidades, além de promover a integração entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Também com vistas às necessidades do mundo contemporâneo, tanto o Programa de Robótica Educacional que atende todo Ensino Básico com aulas, torneios e olimpíadas específicas para cada faixa etária, quanto as aulas de Lógica de Programação oferecidas no Ensino Fundamental I buscam o desenvolvimento de competências que vão além do letramento digital. 

Atividades como desenvolvimento de games e aplicativos mobile, aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial e construção e programação de robôs promovem habilidades que podem ser aplicadas em qualquer situação de vida do indivíduo, pois desenvolvem o raciocínio estruturado para a resolução de problemas a partir da exploração de estratégias como experimentação, prototipagem e simulação, decomposição e abstração, reconhecimento de padrões e recursividade, automação e depuração, metacognição e tudo isso somado a competências socioemocionais para o desenvolvimento do trabalho em grupo, efetividade em comunicação (produção e recepção), reformulação do entendimento sobre o conceito de “erro”, adaptabilidade, resiliência e criatividade. 

Além disso, as escolas do Sesi-SP também ofertam vagas para um curso gratuito de programação e robótica voltado exclusivamente para alunos da rede pública de ensino com idade entre 8 e 15 anos.

Informação: Ascom/Sesi