A Coordenadoria Municipal da Saúde, de Bady Bassitt-SP confirmou, nesta segunda-feira (18), o primeiro caso da chamada varíola dos macacos (Monkeypox-MPX). De acordo com a pasta, o caso foi detectado em um homem, de 33 anos, que viajou recentemente para a Argentina e a capital paulista.
De acordo com a coordenadoria, o paciente procurou atendimento no posto de saúde de Bady Bassitt-SP no dia 12 de julho indicando sinais e sintomas da doença. Em seguida, ele foi encaminhado ao Hospital de Base de Rio Preto-SP e submetido a exames.
Após a confirmação, o paciente segue em isolamento domiciliar, e está sendo acompanhado pela equipe de saúde do município, bem como as pessoas mais próximas.
De acordo com Karina Cabrera, enfermeira responsável, a transmissão entre humanos ocorre principalmente no contato próximo ou íntimo com lesões de peles de pessoas infectadas. Segundo ela, isso pode acontecer por meio do abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias.
A transmissão também pode ocorrer por meio de secreções em objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente”.
Sintomas
Os principais sintomas da Monkeypox-MPX, segundo os especialistas, são febre, mialgia, fadiga, cefaleia e linfadenopatia. Aproximadamente a partir do terceiro ou quarto dia de início desses sintomas, o indivíduo começa apresentar lesões maculopapulares.
Tratamento da doença
Não existe tratamento específico para a infeção pelo MPX, o tratamento é sintomático (alivio de sintomas) e envolve a prevenção e tratamento de infecções bacterianas sintomáticas.