Band Multi

Bauru está entre os selecionados pelo programa Retomada SP

O programa é da Secretaria Estadual de Cultura

Por Hiltonei Fernando

O programa é da Secretaria Estadual de Cultura
O programa é da Secretaria Estadual de Cultura
foto: divulgação

A prefeitura de Bauru-SP, por meio da Secretaria de Cultura, foi selecionada pelo programa ‘Retomada SP’, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O evento é realizado há 25 anos, e foi um dos escolhidos por meio de edital, voltado a festivais em formato presencial, com mais de cinco edições, nas áreas de artes cênicas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, segmentos da economia criativa e cultura popular e tradicional, a ser realizado no segundo semestre deste ano.

Os municípios selecionados serão apoiados por meio de contratação e pagamento de itens orçamentários do projeto apresentado no momento da inscrição. A contrapartida do município é a responsabilidade pela execução global das ações propostas, arcando com a infraestrutura, a produção e o plano de comunicação para realização do festival.

Foram selecionados 20 municípios nas duas categorias do edital do programa. Na categoria 1, o repasse é de até R$ 125 mil, e na categoria 2, o repasse é de até R$ 250 mil. 

O FESTIVAL

O ‘Arte sem Barreiras’ surgiu, originalmente, com o nome “Very Special Arts”, na cidade de Washington, em 1974, com o objetivo de incentivar a capacidade artística e criativa de pessoas com deficiência. Em 1984, com apoio da UNESCO, foi realizada a 1ª Conferência Internacional com os núcleos já existentes em várias partes do mundo, e em 1988 o programa chegou ao Brasil sob o título de Very Special Arts do Brasil. 

A Mostra de Arte Sem Barreiras acontece sempre no mês de outubro, conforme determina a lei municipal nº 5089 de 9 de fevereiro de 2004, que incluiu o evento no calendário oficial de eventos do município de Bauru. Desde sua 1ª edição em 1995, a Secretaria Municipal de Cultura é correalizadora. 

Além de integrar o calendário oficial de eventos do município desde 2004, por meio da Lei Municipal nº 5089/2004, 2022 marca a retomada desse evento longevo, com 25 edições realizadas ininterruptamente até o ano de 2019, tendo sido suspenso nos dois últimos anos – 2020 e 2021, por causa da pandemia.

Por meio do ‘Retomada SP’ será possível garantir o pagamento do cachê de artistas com deficiência de diferentes segmentos e de profissionais de acessibilidade, como intérpretes de libras e audiodescritores. Há ainda um comprometimento com a reflexão, a discussão, a capacitação e a ação sobre o processo de inclusão social, por meio de oficinas, encontros temáticos e palestras. Em 2022, o festival será realizado de 17 a 30 de outubro.