Band Multi

Bauru perde para o Franca no Campeonato Paulista de Basquete

A partida foi decidida na prorrogação

Por Hiltonei Fernando

A partida foi decidida na prorrogação
A partida foi decidida na prorrogação
foto: Andrews Clayton/Bauru Basket

Foi um duelo pegado, recheado de emoção e adrenalina. Mas, mesmo diante do apoio de 1.493 pessoas, o Bauru Basket acabou superado pelo time de Franca pelo placar de 91 a 87. A partida ocorreu na noite desta segunda-feira (9), no ginásio Panela de Pressão, em jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

De igual para igual 

Depois de dois quartos equilibrados, em que as equipes se alternaram à frente do placar, os visitantes foram para o vestiário com uma pequena vantagem: 44 a 41. Porém, no retorno do intervalo, os comandados do técnico Helinho Garcia não se intimidaram com a torcida e conseguiram impor seu ritmo ao jogo. Com a vitória na parcial por 22 a 15, Franca foi para o último período com uma diferença favorável de 10 pontos no placar-geral: 66 a 56. 

Mas, nos 10 minutos finais, foi a vez dos bauruenses reagirem. Embalado pelos arremessos de Gemadinha e pela garra de Anderson Rodrigues dentro do garrafão, o Dragão cortou a desvantagem e foi para os últimos segundos ainda vivo na partida. Até que, com 14 segundos por jogar, o “Brabo” Alex Garcia converteu um arremesso de três pontos, empatando o jogo em 82 a 82 e levando a partida na prorrogação.

Nos segundos finais

Com mais 5 minutos por jogar, os ataques tiveram dificuldades para vencer as defesas. Porém, pelo lado francano, o ala Lucas Dias chamou a responsabilidade: cavou faltas, teve tranquilidade na linha dos lances-livres e colocou sua equipe à frente a 10 segundos do fim. Bauru ainda teve mais uma posse de bola, mas, sem sucesso. Sendo assim, os atuais campeões mundiais sacramentaram o triunfo pelo placar de 91 a 87.

“Basquete é isso: tensão, disputa. E hoje, com direito a jogo muito equilibrado, decidido nos segundos finais”, analisou o técnico Guerrinha após a derrota. Apesar do revés, o comandante bauruense destacou o comportamento positivo do time. “Valeu pela entrega, pela luta dos nossos jogadores. Mesmo com um time mais baixo, com desfalques pelas cinco faltas, não faltou luta, doação. Precisamos reconhecer isso, independentemente do resultado”, completou o treinador. 

Sequência

Com a derrota, o Dragão sai em desvantagem na série “melhor-de-três”. Além disso, por ter feito uma campanha de melhor aproveitamento na 1ª fase, a equipe adversária terá o mando de quadra nos jogos 2 e 3 dos playoffs - caso o terceiro seja necessário. O próximo compromisso entre as equipes está marcado para quinta-feira (12), às 20h, no ginásio Pedrocão. 

“Nunca é bom perder. Mas, o playoff é melhor-de-três”, comentou Gemadinha. O ala-armador foi o principal pontuador do time bauruense, com 28 pontos anotados. O cestinha do confronto, porém, foi o ala Lucas Dias, com 30. “É difícil reverter, porque Franca tem um grande time, são os atuais campeões mundiais. E o jogo será na casa deles. Mas, vamos lutar até o final, pra não correr o risco de perder no detalhe, assim como foi na partida de hoje”, completou o camisa de número 35 do Bauru.

Informação: Bauru Basket