O Bauru Basket foi até o ginásio Linneu de Moura e venceu o time de São José dos Campos pelo placar de 84 a 72, em duelo válido pelo NBB Caixa, na noite de quarta-feira (20).
O cestinha do confronto foi o norte-americano Dontrell Brite. O armador terminou a partida com 22 pontos, além de dois rebotes, sete assistências e cinco roubadas de bola. Destaque também para as atuações de Anderson Rodrigues (18 pontos e cinco rebotes), Alex Garcia (12 pontos, nove rebotes e quatro assistências) e Gemadinha (12 pontos, três rebotes e duas assistências).
Pelo lado derrotado, os principais pontuadores foram Douglas dos Santos e Renato Carbonari, com 18 e 16, respectivamente. Com o resultado, o Dragão subiu seu aproveitamento para 58.8%, com uma campanha de 10 triunfos e sete derrotas. Os números fazem com que a equipe permaneça na 9ª colocação do campeonato, mas ainda com chances de classificação para o Super 8 (torneio de mata-mata que marca a virada do primeiro para o segundo turno). São José, por sua vez, caiu para o 6º lugar, com 64.3% de aproveitamento - são nove vitórias e cinco derrotas para a equipe do Vale do Paraíba.
O jogo
Os donos da casa começaram a partida explorando a experiência do pivô Renato Carbonari. Porém, se Bauru teve dificuldades para frear o ataque adversário, o mesmo aconteceu do outro lado da quadra - com destaque para a atuação de Pedro Mendonça. Inspirado pela titularidade, o camisa 9 do Dragão fez uma atuação perfeita no primeiro quarto: foram oito pontos em oito tentados, liderando sua equipe na vitória da parcial (18 a 29).
No segundo quarto, São José respondeu às mexidas do técnico Sebástian Figueiredo, principalmente no garrafão. Com o domínio dos rebotes e o aproveitamento das segundas chances, os donos da casa chegaram a cortar a diferença para apenas dois pontos. Mas, após um pedido de tempo de Paulo Jaú, o Dragão contou com duas cravadas de Anderson Rodrigues e uma bola de três de Dontrell Brite. As jogadas em sequência esfriaram os ânimos dos adversários e fizeram com que o time bauruense fosse para o intervalo vencendo por 38 a 48.
O retorno do vestiário foi marcado por duas bolas longas da Águia do Vale, convertidas por Figueiredo e Douglas Santos. Mas, novamente, a dupla formada por Brite e Anderson chamou a responsabilidade para aliviar a pressão. Apesar de alguns desperdícios de bola nos lances seguintes, Bauru conseguiu manter a postura defensiva, forçou erros por parte dos donos da casa e foi para o último quarto com a vantagem de 55 a 64.
Nos 10 minutos finais, os joseenses vieram para o tudo ou nada - sobretudo nas infiltrações. A diferença chegou a cair para apenas quatro pontos. Mas, a equipe bauruense calibrou a mão nos arremessos de longa distância para sacramentar o triunfo: foram duas de Alex Garcia, uma de Maciel e outra de Gemadinha, dando números finais ao confronto.
O último do ano
O Dragão ainda tem mais um compromisso antes do encerramento de 2023. No próximo dia 28, o elenco e a comissão técnica do Bauru estarão no ginásio Pedrocão para enfrentar os rivais de Franca, em jogo que vai marcar o fim do 1º turno do NBB Caixa para os bauruenses. Depois, o time da Cidade Sem Limites faz uma pausa para o Réveillon e volta à quadra somente no dia 6 de janeiro de 2024, novamente fora de casa, contra o time do São Paulo.
Informação: Bauru Basket