Band Multi

Bispo de Rio Preto visita Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial

Religioso conversou com servidores da pasta

Por Hiltonei Fernando

Religioso conversou com servidores da pasta
Religioso conversou com servidores da pasta
foto: Bianca Zaniratto/Pref. Rio Preto

O bispo da Diocese de São José do Rio Preto, Dom Antônio Emídio Vilar, visitou as dependências da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial. O líder religioso conheceu os departamentos e os serviços prestados pela pasta. Ao final, proferiu uma bênção.

Com os servidores, conversou sobre as três políticas públicas capitaneadas pela secretaria e compartilhou experiências pessoais. No Departamento de Promoção da Igualdade Racial, contou sobre a importância do contato com comunidades indígenas e quilombolas e do acolhimento aos imigrantes e pessoas que sofreram discriminação racial. 

O bispo ainda conheceu o trabalho dos profissionais que atuam na Academia Superação, ligada ao Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência. No Departamento de Políticas para Mulheres, falou com as assistentes sociais e psicólogas que atuam na linha de frente, atendendo mulheres vítimas de violência.

Dom Antônio disse que o objetivo da visita, intermediada pela Associação de Reintegração Assistencial (ARA), foi conhecer e ouvir. “Cuidar de quem cuida. Esses profissionais cuidam de tantas pessoas sofridas, violentadas. Eles também precisam sentir o carinho da igreja, a atenção, para se fortalecerem nessa missão tão desafiadora.”

Em Rio Preto desde o início do ano passado, o religioso afirma que se surpreendeu com o tamanho da cidade e seus desafios, como a população em situação de rua, mas também com a rede de assistência, o trabalho nas paróquias, os projetos sociais, a atuação das secretarias e conselhos municipais.

A rede de apoio no enfrentamento de violências e acolhimento existente em Rio Preto também é citada pela secretária Maria Cristina de Godoi Augusto. “Essa união de órgãos, instituições e entidades é fundamental para o sucesso na implementação das políticas públicas a todos que buscam ou precisam dos serviços oferecidos.”

Informação: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação