A Campanha de Multivacinação no Estado de São Paulo será realizada entre os dias 30 de setembro a 31 de outubro, com o objetivo de atualizar a carteira vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Rio Preto-SP, o lançamento da campanha será no sábado (30), quando sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para vacinação, das 8h às 13h.
“Trata-se de uma intensificação da rotina, ou seja, é uma mobilização da comunidade, para lembrar os pais que a criança tem uma carteira de vacinação que pode estar desatualizada, então a gente convida a todos para irem à unidade porque o calendário de vacinação é dinâmico”, afirma a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.
Em Rio Preto, as UBS que vão funcionar são:
– CSE Estoril
– UBS Jaguaré/João Paulo II
– UBS Parque Industrial
– UBS São Deocleciano
– UBS Santo Antonio
– UBS Solo Sagrado
– UBS Vetorazzo
No mês de outubro, as sete unidades também estarão abertas no dia de mobilização da campanha, no dia 7 de outubro, e no dia 21 do mesmo mês. O horário de funcionamento será das 8h às 13h. Já durante a semana, as salas de vacina das 29 UBSs funcionam das 7h30 às 16h30. Em todas elas, estão disponíveis vacinas contra Gripe, Covid e rotina.
“A campanha coincide também com o período de matrícula e rematrícula escolar e as unidades de saúde fornecem a declaração de vacina, então é uma ótima oportunidade para colocar a vacina em dia”, afirmou Michela.
Assim como no cenário nacional, em Rio Preto, as coberturas vacinais de crianças e adolescentes estão, em sua maioria, abaixo da meta de 95%, preconizada pelo Ministério da Saúde como ideal. Outro objetivo da campanha de multivacinação é aumentar as coberturas.
Michela completa comentando que “temos boas expectativas de melhorar a adesão e as coberturas vacinais e contamos com o apoio de toda a sociedade para divulgar a campanha e mobilizar esse público”.
Ampliação de horário
A partir de segunda-feira (2), as UBSs Solo Sagrado e Jaguaré e João Paulo II vão ampliar o horário das salas de vacina até às 19h. O funcionamento de ambas as salas passa a ser de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h.
“O objetivo é ampliar o acesso à vacinação, fazendo com que aquelas pessoas que trabalham durante o dia e têm dificuldades para se vacinar ou levar os filhos para tomar a vacina no horário comercial consigam ir até a unidade com o horário estendido”, afirma a assessora especial da Saúde, Paula Sodré.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação.
Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social