Band Multi

Campanha de Vacinação contra Sarampo segue com baixa adesão

Só 33% das crianças foram vacinadas

Por Hiltonei Fernando

Só 33% das crianças foram vacinadas
Só 33% das crianças foram vacinadas
foto: ilustração

A campanha de vacinação contra sarampo termina na sexta-feira (3), com adesão de menos de 50% das crianças de Rio Preto-SP. Até agora, 7.856 foram vacinadas, equivalente à cobertura vacinal de 33,21%. Para a vacinação contra a gripe, a adesão entre as crianças também segue baixa: apenas 8.513 das 23.654 foram imunizadas, com cobertura vacinal de 36%.

Para a gerente de imunização da Secretaria de Saúde Michela Barcelos, a queda na adesão às campanhas em relação a anos anteriores é preocupante: "O sarampo é uma doença que já tinha sido considerada eliminada do Brasil pela Organização Mundial da Saúde e agora vemos os casos voltarem pela não adesão da população à vacinação. Já a gripe é uma doença que pode provocar gravidade e óbitos em grupos de risco, como o das crianças".

As campanhas de vacinação contra sarampo e gripe incluem as crianças de 6 meses a menores de cinco anos. As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Para vacinação contra a gripe, outros grupos prioritários estão incluídos na campanha. Veja a cobertura vacinal de cada um:

- Trabalhadores da Saúde: 68,8%

- Idosos: 55,7%

- Gestantes: 45,2%

- Crianças: 36%

- Professores: 27,6%

- Puérperas: 20,9%

- Pessoas com comorbidades: 15,9%

- Pessoas com deficiências: 0,8%

No geral, a cobertura de imunização da campanha de vacinação contra a gripe está em 45,4%. No Brasil, 42,2%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. A campanha da gripe segue até 3 de junho.