A Campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, é realizada anualmente pela prefeitura de Rio Preto-SP. As ações realizadas nas Unidades de Saúde e em locais públicos, buscam alcançar o maior número possível de moradores.
Neste sábado (21), a equipe do Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm), estará na Praça Dom José Marcondes, das 8h às 12h, para oferecer orientações sobre câncer de mama e mamografia. As mulheres com idade entre 50 e 69 anos que estiverem há mais de dois sem fazer o exame serão agendadas.
Além disso, durante todo o mês, a busca ativa pelas mulheres faltosas continua. O trabalho está sendo realizado pelos agentes de saúde, que participaram de capacitação, e estão percorrendo as casas com um check list.
As unidades básicas de saúde também estão com uma programação que inclui palestras, bate-papos e orientações nas salas de espera. Na quarta-feira (18), o Caesm promoveu capacitação sobre câncer de mama para técnicos de enfermagem da rede municipal de Saúde com a mastologista Giuliana Lesur Scrivante.
Diariamente no mês de outubro, a equipe de enfermagem do Caesm promove orientações na sala de espera sobre o assunto. Nesta quarta-feira, a enfermeira Ana Rita Gomes Santana falou sobre o assunto às pacientes que aguardavam atendimento, reforçando a importância do autoexame. “A gente precisa conhecer o próprio corpo. Precisamos saber se as mamas têm nódulos, se tem secreção. Então, esse é o primeiro passo da prevenção”, disse.
Videocast – Outubro Rosa
Também como novidade da campanha este ano, a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), produziu um videocast com a enfermeira e gerente do Caesm – Fabíola Valério – e a médica mastologista Thaissa Daud de Faria Cavalin, abordando as principais dúvidas sobre câncer de mama, como: autoexame, presença de nódulos nos seios, tratamento pela rede pública de saúde e reconstrução das mamas. A mastologista também ensina a fazer o autoexame.
Rastreamento
Para o rastreamento oportuno de câncer de mama e colo uterino, o município conta com 29 Unidades Básicas de Saúde com enfermeiros, médicos ginecologistas e médicos de saúde da família que fazem os atendimentos às munícipes, orientando sobre prevenções, realizando a coleta do papanicolau e solicitando a mamografia.
Os agentes de saúde em suas visitas domiciliares orientam as mulheres ao agendamento de consultas e muitas que estão com exames atrasados são convocadas a agendarem. A indicação para o papanicolau, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca – é para mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos que já iniciaram a vida sexual, com repetição a cada três anos. Já para a mamografia, a indicação é a cada dois anos, na faixa etária entre 50 a 69 anos.
Em Rio Preto, o tratamento para os cânceres de mama e colo uterino pela rede municipal de saúde é realizado da Santa Casa.
Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social