Terminou a série invicta de quatro jogos. No encerramento da primeira fase do Campeonato Paulista 2022, o Bauru Basket foi derrotado no clássico contra Franca, no domingo (4), por 86 a 85, em partida realizada no Ginásio Pedrocão. Com o resultado, a equipe bauruense fechou as primeiras 10 partidas, com sete vitórias e três derrotas. Neste momento, o Dragão ocupa a quarta posição, mas pode ser quinto se o Pinheiros vencer Araraquara nesta segunda-feira (5). A equipe da capital paulista será o primeiro adversário de Bauru na segunda fase, o jogo está marcado para a quinta-feira (8), às 18h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo.
Primeiro tempo excelente
Defendendo bem e trabalhando de forma coletiva no ataque, o Bauru Basket iniciou a partida com ótimo aproveitamento na linha dos três pontos e também se aproveitando das oportunidades que o jogo oferecia nos contra-ataques. O amplo domínio apareceu no placar, com os visitantes em vantagem por 26 a 10, ao fim do primeiro quarto. No segundo período, o time bauruense abriu logo de cara 19 pontos, sua maior vantagem na partida, mas Franca passou a ter um aproveitamento maior nos arremessos de longa distância. Apesar disso, Bauru seguiu com dois dígitos de vantagem no placar (46 a 36), apoiado nos ótimos desempenhos de Gemerson e Danilo Fuzaro. A dupla combinou para 19 pontos no primeiro tempo.
Bauru não suporta reação francana no segundo tempo
Os primeiros cinco minutos do terceiro quarto foram marcados pela alternância nas conversões de arremessos. A diferença permanecia em dois dígitos, entretanto, mais uma oscilação bauruense chegou e os francanos capitalizaram a oportunidade de encostar no placar, finalizando a terceira parcial com apenas dois pontos de desvantagem, 69 a 67. No último quarto, Bauru voltou a fazer uma boa corrida e abriu oito, mas sentindo a ausência do ala-pivô Gemerson, excluído do confronto com cinco faltas, os bauruenses tiveram dificuldades nos rebotes e Franca passou a frente em dois momentos. No último deles, faltando 24 segundos, o Dragão ainda teve sua chance de vencer a partida, mas o gancho do capitão Alex Garcia não caiu e o Bauru Basket terminou derrotado pela contagem mínima, 86 a 85.
O técnico Jorge Guerra lamentou o resultado da partida, levando em conta a forma como a equipe construiu o jogo. "É uma derrota que dói pela forma como estávamos jogando. Nosso plano de jogo encaixou muito bem no primeiro tempo, as oscilações em alguns momentos também estavam previstas, mas na segunda etapa não conseguimos segurar o aproveitamento de Franca na linha dos três pontos e também perdemos rebotes defensivos. Isso foi determinante. Vamos seguir trabalhando e pensando na evolução da equipe, na quinta-feira (8) já enfrentamos o Pinheiros fora de casa e as coisas já vão ganhando cara de playoffs e precisamos ajustar situações para jogos como o de hoje não escaparem no futuro", avaliou o comandante do Bauru Basket.
Na primeira fase, as 11 equipes se enfrentam em turno único, todos se classificam para a segunda fase que será disputada em dois grupos. Os cinco melhores de um lado e as outras seis equipes no outro. Nesta fase, os times só se enfrentarão dentro de seus grupos com o mando de jogos invertido, levando também os resultados obtidos contra os adversários do seu grupo. Oito das 11 equipes se classificarão para os playoffs, que serão disputados em melhor de três partidas das quartas de final até a grande final. Bauru conquistou a competição em três ocasiões (1999, 2013 e 2014).
Informações: Bauru Basket