O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Presidente Prudente-SP, que oferece tratamento gratuito para pessoas que apresentam quadro de dependência de álcool e outras drogas, realizou 12.129 atendimentos neste primeiro semestre de 2023. O número corresponde a quase 60% do total registrado em todo o ano anterior.
De acordo com estudos realizados, no Brasil, 6% da população utiliza algum tipo de substância psicoativa. Desta forma, o abuso da ingestão de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo.
Pensando na elaboração de ações que proponham estratégias de tratamento e cuidado, envolvendo diversos setores da sociedade, a Supervisão de Saúde Mental de Presidente Prudente organizou um evento de formação para os profissionais dos CAPS e das equipes de saúde mental da Atenção Básica, a fim de fortalecer o espaço para discussão e reflexão da temática sobre drogas, o uso da maconha, doenças psiquiátricas e aspectos legislativos.
O evento contou com a participação de Gilmara Peixoto Rister, médica psiquiátrica, e Jurandir Santos, promotor de justiça. A capacitação se deu em alusão ao dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o tráfico Ilícito, comemorado no dia 26 de junho. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1987, para refletir sobre as consequências sociais na saúde da população mundial.