Band Multi

Começa a construção das casas na área da antiga Favela Marte

Prefeitura e CDHU assinam ordem de serviço

Por Hiltonei Fernando

Prefeitura e CDHU assinam ordem de serviço
Prefeitura e CDHU assinam ordem de serviço
foto: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto

O projeto de urbanização da Favela Marte deu início a mais um passo na tarde de quinta-feira (17), é o da concretagem da primeira unidade habitacional onde serão erguidas as 239 casas para os moradores.

Participaram o prefeito de Rio Preto-SP, Edinho Araújo, e o presidente do CDHU, Silvio Vasconcelos, que explicou o início da construção das unidades habitacionais com a colocação do concreto da chamada “fundação radier”. “Hoje estamos aqui muito felizes para fazer a primeira instalação da laje de concreto da primeira unidade habitacional diretamente no solo, conhecido como radier - um passo importante que é a colocação das lajes onde serão erguidos posteriormente os pilares de sustentação e depois as paredes de cada uma das casas e assim a concretização do projeto inovador da Favela Marte, como foi anunciado.”

A ordem de serviço foi assinada no centro do canteiro de obras pelo presidente da CDHU, pelo prefeito Edinho e também por secretários municipais, além dos representantes dos moradores Benvindo Nery e dos parceiros Amanda Oliveira (Instituto “As Valquírias”) e Nina Rentel (diretora do Instituto Gerando Falcões).

Durante o evento, o prefeito Edinho confirmou que as obras de infraestrutura da área ficarão a cargo da Prefeitura de Rio Preto e serão iniciadas brevemente pela Secretaria de Obras. O secretário da Habitação Manoel de Jesus Gonçalves afirmou que a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Obras, está avaliando os diversos projetos já entregues aos técnicos e após aprovação pela equipe de engenheiros e licitação dos serviços se iniciam as obras de infraestrutura no local.

O secretário de Obras Israel Cestari esclareceu que assim que os projetos estiverem finalizados e aprovados, a prefeitura irá abrir as licitações necessárias para a compra de diversos serviços e assim poderá entrar na área com as obras de infraestrutura como: redes de água, esgoto, galerias pluviais, asfalto e instalação de postes para rede de iluminação pública e demais obras previstas.

A ação de reurbanização da Favela Marte é uma parceria do Estado (por meio da CDHU e Secretaria de Desenvolvimento Econômico), da Prefeitura de Rio Preto, do Instituto Gerando Falcões que juntos estarão oferecendo moradia digna, geração de renda e desenvolvimento social e digital às famílias beneficiadas.  

A CDHU deverá seguir com a concretagem das casas por pelo menos nos próximos 18 meses. O projeto de reurbanização deverá receber investimentos do Estado de São Paulo na ordem de R$ 28 milhões para transformar a antiga Favela da Vila Itália em Favela Marte 3D.

Também presentes ao evento o superintendente do Semae Nicanor Batista Jr; secretárias municipais do Meio Ambiente Kátia Penteado; de Assistência Social Helena Marangoni, diretores e técnicos da CDHU Regional e os moradores da Favela Marte. 

Informações: Marisa Amorim/Secretaria de Comunicação