A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonoses de Presidente Prudente-SP, deu início à Semana de Prevenção e Combate à Leishmaniose, com uma extensa programação voltada a alertar sobre os riscos da doença, tanto em animais quanto em seres humanos. Os trabalhos têm o apoio da Prudenco.
Na abertura da programação, o local escolhido foi o Jardim Leonor, na zona norte da cidade, onde as equipes da Vigilância Epidemiológica promoveram uma roda de conversa com orientações em relação à leishmaniose para servidores e pacientes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro. Durante a conversa, os agentes da VEM e CCZ orientaram sobre as formas de prevenir a proliferação do mosquito palha, transmissor da doença.
Na mesma manhã, as equipes da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) fizeram um mutirão de recolhimento de resíduos que podem servir como criadouros do mosquito, tanto no Jardim Leonor como no residencial 3º Milênio.
Já no período da tarde, as equipes da vigilância promoveram um bate-papo com nutricionistas e técnicos da Secretaria de Educação, na Coordenação de Alimentação Escolar “Dona Cergina”.
O ponto alto da semana é na quinta-feira (10), com o “Dia D” na praça 9 de Julho. Haverá diversas ações como panfletagem, orientação, trailer da polícia ambiental, adoção dos animais do Abrigo de Animais; além das visitas da equipe de campo;
A ação se encerra com novas visitas das equipes de campo no Leonor, na sexta-feira (11), e coleta e chipagem de cães no Jardim Cremonezi, no dia 12.
Informação: Secom PP