Band Multi

Conferência Municipal de Saúde elege delegados

Eles devem atuar nas etapas estadual e nacional

Por Hiltonei Fernando

Eles devem atuar nas etapas estadual e nacional
Eles devem atuar nas etapas estadual e nacional
Foto: Victor Natureza

O Conselho Municipal de Saúde realizou no último sábado (4), a 12ª Conferência Municipal de Saúde, que reuniu gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de analisar a situação de saúde nos âmbitos municipal, estadual e nacional, debater tema e eixos temáticos e formular propostas para elaboração do Plano de Ação e Relatório Final. 

Com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia", a Conferência debateu quatro eixos temáticos e aprovou oito diretrizes que serão enviadas às etapas estadual, nos dias 29 a 31 de maio, e nacional, nos dias 2 a 5 de julho. Também foram eleitos delegados nas categorias: gestor, trabalhador e usuário para representar o município nas próximas etapas. 

Conheça as diretrizes aprovadas:

EIXO 1 – “o Brasil que temos e o Brasil que queremos”

- Fortalecimento da atenção primária à saúde, garantindo a estratégia de saúde da família como a estratégia prioritária a fim de proporcionar melhorias no acesso e nos indicadores.

- Ampliação de leitos hospitalares, visando garantia permanente de enfrentamento a filas (sistema cross); assegurar leitos para idosos em grau III e pessoas com deficiência.

EIXO II – “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”

- Fortalecimento das políticas de educação em saúde voltadas para o controle social em todas as etapas da educação formal, garantindo o acesso inclusivo para todos os cidadãos.

-Fomento e viabilização da gestão participativa em todos os processos de discussão, elaboração e execução de políticas públicas de saúde por meio dos movimentos sociais, assegurando a ampla representação da sociedade.

Eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia

- Garantia da contratação de trabalhadores de saúde e profissionais de saúde no regime estatutário, exclusivamente por concurso público, garantindo as cotas raciais, mediante a instituição de plano de cargos, carreiras, salários com educação permanente.

- Garantia de orçamentos federal, estadual e municipal que atendam a um financiamento completo e integral da saúde, com o fim do teto de gastos em saúde (anulação pelo Congresso e reconhecimento da inconstitucionalidade da EC-95).

Eixo IV – Amanhã será outro dia para todos, todas e todes

- Garantia de tecnologias e sistemas de informação necessários para a comunicação e assistência eficiente, ágil e compatível com a demanda na rede de atenção à saúde. 

-Garantia de ações de promoção e prevenção, utilizando abordagens reflexivas em linguagem informal com usuários no intuito de garantir um conhecimento conjunto e de se tornarem protagonistas da saúde na sua comunidade (Em parcerias com instituições de ensino).

Conheça os delegados eleitos:

- Segmento Gestor: Clemente Pezarini Junior; Evandro Scarzo De Brito; Diene Longhi Trajano; Daniele Cristina De Assis Gomes e Paula Canova Sodré De Castro.

- Segmento trabalhador: Marcia Paes Gori; Danilo De Miranda Alves; Arthur Grigolin Ferreira; Alex Sandro Ribeiro Correia; Ana Rita Santana; Valter De Lucca e Jair Ântonio De Souza.

- Segmento usuário: Maria Alice Alves Barreiro; Ana Luiza Dos Reis; Sanny Lima Braga; Luísa Grigolim Mazzoni; Aparecido José Roberto; Celi Regina Da Cruz; Leonildo Bernardo Pinto; Darci Mazzoni; José Augusto Pedrassolli Calixto; Ivadir De Souza; Odair Roberto De Oliveira; Maria Das Graças Silva Araújo; Sonia Paz Furlaneto e Braz Ramos Martins.

Além dos participantes, a Conferência também contou com a presença do prefeito Edinho Araújo, do secretário de Saúde, Aldenis Borim, do diretor do Departamento Regional de Saúde XV, Guilherme Pinto Camargo, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo José Ramalho e da Vice-Presidente, Sanny Lima Braga, além dos vereadores Paulo Paulera, Robson Ricci e Pedro Roberto.

Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social