A Secretaria de Segurança Pública de Rio Preto-SP encerrou o prazo para a participação da consulta pública a respeito das prioridades relacionadas à segurança. No total, foram 1.024 formulários respondidos por rio-pretenses de todas as 10 regiões da cidade.
Os dados serão fundamentais para a elaboração do Plano Municipal de Segurança pública, que será elaborado pela recém-criada secretaria responsável pelo tema. “Esses dados vão nos dar um norte, sobretudo a respeito do nível de sensação de segurança na cidade e, principalmente, como o assunto preocupa cada uma das dez regiões”, explicou o secretário responsável pela pasta, coronel Jean Charles Serbeto.
A consulta pública teve início no dia 15 de junho, quando o formulário com 32 questões foi disponibilizado no portal da prefeitura. Um QR Code que direcionava para o formulário também foi divulgado por meio de cartazes em prédios públicos e nos veículos do transporte público. No mesmo período, foram realizadas audiências públicas para permitir aos moradores de todas as regiões da cidade manifestarem-se sobre o tema.
A Lei Complementar 711, que oficializou a criação da Secretaria de Segurança Pública, prevê que o plano seja elaborado mediante audiência da população. Além disso, a normatização também elenca como funções da nova pasta “a formulação, a articulação, a coordenação e o monitoramento das políticas públicas de segurança do patrimônio público, da proteção de bens, bem como prestação de assistência aos cidadãos, prevenção e repreensão da criminalidade, em parceria com os demais órgãos de segurança”.
Informação: Ademir Terradas/Secretaria de Comunicação