Durante Policiamento Militar Ambiental, dentro da Operação "Impacto/Independência", em fiscalização de criador amador de pássaros, foi verificado a quantidade de 37 aves listadas no plantel, no entanto, ao fazer a conferência, só foram localizadas 32 aves.
Os policiais notaram que o proprietário transferiu três pássaros para outro criador e duas aves morreram. Foi verificado ainda que outras duas aves estavam anilhadas e não estavam em seu plantel virtual. Ainda em averiguação, foi visualizado que três aves sem anilhas a qual duas ele ganhou e uma achou em frente a sua residência.
Cabe ressaltar que a ave anilhada que estava em sua posse e não consta em seu plantel virtual trata-se de uma ave ameaçada de extinção, sendo aplicado o devido valor a esta. Por deixar de manter atualizado registro de acervo em sistemas oficiais de controle da fauna, o proprietário foi multado em R$ 7 mil.
Além disso, por ter em cativeiro ave nativa silvestre, também foi feito um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1,5 mil.