Band Multi

Curso de Tratorista atrai mulheres em Narandiba

Aulas capacitam alunos para guiar e fazer a manutenção de tratores

Por Ana Claudia Palacio

Mulheres aprendem a operar maquinários agrícolas, em Narandiba
Mulheres aprendem a operar maquinários agrícolas, em Narandiba
Beto Suniga

Um curso de tratorista em Narandiba, vem atraindo a atenção das mulheres.  A capacitação de 40 horas, ensina como guiar trator e também a fazer a manutenção da máquina agrícola. 

O curso é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Narandiba em parceria com o Sindicato Rural de Mirante do Paranapanema e pelo Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.  As aulas práticas são realizadas em uma propriedade rural, em Narandiba. De acordo com o professor Edson Tanaka, a participação das mulheres nos cursos  buscando uma vaga no mercado de trabalho já vem acontecendo há alguns anos. Para ele, a mulherada tem características que se destacam mais que o dos homens. “Os homens não conseguem fazer igual a mulher, mas a mulher, com seu jeitinho, jeito de agir, faz muito bem o trabalho do homem”, compara. 

A Suzane Ubira é uma das participantes e já domina bem o trator. Ela é dona de casa, e sempre teve vontade de aprender a lidar com o equipamento. Diz que inspirou no avô, que trabalhava no campo, e decidiu encarar o desafio. “Não é muito fácil, mas sempre tive muita vontade de aprender a dirigir o trator, como meu avô. E vejo uma ótima oportunidade para voltar ao mercado de trabalho”, explica.