Band Multi

Dark e Deep web: Polícia deflagra operação contra pedofilia

Ação é realizada em Presidente Prudente, Araçatuba, Rio Preto e Bauru

Por Ana Claudia Palacio

Ação apreendeu mídias para combater a pedofilia
Ação apreendeu mídias para combater a pedofilia
Cedida

Foi deflagrada nesta terça-feira (30), uma operação de combate à pedofilia. Cerca de 90 policiais civis de diversas cidades do interior Paulista cumprem 18 mandados de busca e apreensão e ações na Deep e Dark Web. A Operação é coordenada pelas Unidades de Inteligência da Polícia Civil de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto e Bauru.

Segundo a  Polícia Civil, um grupo de pessoas vem compartilhando imagens de pedofilia, incluindo de bebês, em ambientes virtuais . A Operação Cognoscente faz alusão ao impacto que essas imagens causam ou podem causar no consciente das pessoas que a elas são expostas: sejam criminosos, vítimas ou até mesmo aos policiais civis analistas. Segundo as investigações, o grupo troca imagens com criminosos de vários países.

Na região de Presidente Prudente as ações foram realizadas por policiais civis e analistas da Polícia Civil das Seccionais  de Assis, Dracena, Presidente Prudente e Presidente Venceslau.

Dentro do conjunto de medidas de Polícia Judiciária realizadas na região estão a apreensão de milhares de imagens e a identificação de práticas de armazenamento ou compartilhamento do conteúdo, com consequente responsabilização criminal de pessoas que produziram ou colocam a venda (pena de 4 a 8 anos de prisão); daqueles que oferecem ou disponibilizam (pena de 3 a 6 anos de reclusão) ou simplesmente por adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente (pena de 1 a 4 anos de reclusão).

Até o momento, pelo menos dois homens foram presos. As parciais serão divulgadas pela polícia ao longo do dia.