A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para a ocorrência de altas temperaturas em diversas áreas do Estado até a próxima sexta-feira (25), principalmente no período da tarde, bem como para a queda ampla nos índices de umidade relativa do ar. O boletim informa que os termômetros podem chegar a até 40º C na região de São José do Rio Preto-SP.
“Junto a esse aumento da temperatura, temos um clima muito seco, com índice de umidade relativa que pode chegar abaixo de 10%. As taxas abaixo de 20% já são consideradas típicas de regiões desérticas, então é muito importante seguir as orientações para a preservação da saúde, principalmente no período da tarde”, afirma o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Carlos Lamin.
Outra preocupação crescente é com o risco de incêndios florestais, que pode ter início a partir do chamado “fogo caseiro”, caracterizado pelo uso doméstico e localizado de fogo para eliminar detritos como galhos e folhas caídas. A prática jamais deve ser utilizada. “O fogo caseiro gera fagulhas que são levadas pelo vento e, nessa época, a vegetação fica muito seca, bastando uma dessas fagulhas para dar início a um incêndio”, explica Lamin.
O diretor da Defesa Civil de Rio Preto lembra que a instituição já fez outro alerta a motoristas neste mês, sobre o perigo da baixa visibilidade na estrada em razão da fumaça de queimadas, mais comuns neste período de estiagem. Os condutores jamais devem adentrar a cortina de fumaça.
Orientações para tempo quente e seco
• Procure aumentar a umidade dos ambientes, seja com equipamentos próprios para esse fim ou com o uso de toalhas úmidas estendidas no local.
• Evite a exposição prolongada ao sol e a prática de atividade física em área aberta, principalmente nos períodos de maior calor
• A hidratação deve ser um cuidado constante. Além de água, pode ser feito o uso de sucos e frutas, de forma complementar.
• Proteja pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com quadros crônicos de saúde, especialmente os alérgicos, pois a qualidade do ar tende a piorar neste período.
• Dê maior atenção a animais e plantas, que também são afetados pelas condições climáticas
• Não faça queimadas e fogueiras, que prejudicam a qualidade do ar e podem provocar incêndios.
• Ao dirigir, não entre em áreas de fumaça, que prejudicam a visibilidade e aumenta a chance de acidentes
Informação: Daniel Martins / Secretaria de Comunicação