Band Multi

Eleitas vão tomar posse no Conselho da Mulher no final do mês

328 pessoas escolheram os representantes da sociedade civil

Por Hiltonei Fernando

328 pessoas escolheram os representantes da sociedade civil
328 pessoas escolheram os representantes da sociedade civil
foto: Bianca Zaniratto/Pref. Rio Preto

Foram escolhidas as novas representantes da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) de São José do Rio Preto-SP para o biênio 2023-2025. No total, 328 eleitores, entre homens e mulheres, passaram pelo auditório da Biblioteca Municipal Fernando Costa, durante esta quarta-feira (9).

No segmento Movimentos, Coletivos Feministas e Assemelhados foram escolhidas Patrícia Lopes Souza de Brito (147 votos); Patrícia Gâmbaro (67 votos) e Glaucia Regina Ramires (45 votos). Já no de Movimentos Sociais e/ou Bairros, Lana Braga (214 votos) e Rebeca Cortez de Freitas (97 votos) integrarão o CMDM. Lenina Vernucci da Silva (200 votos) representa os Sindicatos de Trabalhadores; e Isabella Esteves Borges (155 votos), as Entidades Profissionais de Classe. Do segmento Universidade, a eleita foi Tatiana Pinheiro de Assis Pontes (139 votos). Cada um dos segmentos possui uma suplente (veja relação abaixo).

Os resultados foram divulgados logo depois do término da votação, ainda na noite do dia 9, nas redes sociais do CMDM. A atual presidente do órgão, Maria Aparecida Cury, afirma que o processo transcorreu tranquilamente, com comparecimento acentuado de pessoas. “Agradeço a todos os eleitores que se dispuseram a participar do pleito, secretários municipais, vereadores e população em geral, além da comissão eleitoral e da Secretaria de Cultura, pela cessão do espaço. Foi um processo muito democrático”, afirma.

Checagem

A primeira mulher a votar foi a dona de casa Aracy Pinheiro de Assis, 72 anos. A pedido da presidente do CMDM, Aracy fez a verificação da urna, que estava trancada, foi aberta para constatação de que não havia cédulas antes do início da votação e novamente lacrada. “Para mim é uma honra participar, é ótimo. Nós, mulheres, temos de lutar, pois a gente vê coisas horrorosas”, afirma.

Ela estava acompanhada da filha, a professora universitária Tatiana Pinheiro de Assis Pontes, 42 anos, que foi eleita para o segmento Universidades. “Essa eleição é de extrema importância, pois se nós queremos lutar por direitos, especialmente esse conselho que milita a favor dos direitos das mulheres, temos de ocupar todos os espaços possíveis.”

O supervisor de ensino Marcos José Teixeira, 55 anos, também foi um dos primeiros a votar. “Mulheres e homens devem estar juntos, lado a lado, acreditando que é possível a gente fazer uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma.

Veja abaixo a relação das titulares e suplentes para o biênio 2023-2025 do CMDM:

Segmento: Movimentos, Coletivos Feministas e Assemelhados

Titulares: Patrícia Lopes Souza de Brito (147 votos); Patrícia Gâmbaro (67 votos) e Glaucia Regina Ramires (45 votos)

Suplente: Ingrid Zanata Riguetto (42 votos)

Segmento: Movimentos Sociais e/ou Bairros

Titulares: Lana Braga (214 votos) e Rebeca Cortez de Freitas (97 votos)

Segmento: Sindicatos de Trabalhadores

Titular: Lenina Vernucci da Silva (200 votos)

Suplente: Josiê Silvestre de Moraes da Silva (84 votos)

Segmento: Entidades Profissionais de Classe

Titular: Isabella Esteves Borges (155 votos)

Suplente: Amanda Casaroti Foresto (100 votos)

Segmento: Universidades

Titular: Tatiana Pinheiro de Assis Pontes (139 votos)

Suplente: Ieda Aparecida Pastre Fertonani (85 votos)

Informação: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação