Na quarta-feira (3), pelo menos 18 profissionais que compõem a Brigada de Incêndio responsável pela sede da Secretaria Municipal da Educação (SME), em Rio Preto-SP, estiveram reunidos para mais um curso de capacitação. De acordo com o subtenente aposentado do Corpo de Bombeiros e assessor técnico da Defesa Civil de Rio Preto, Marcio Garcia de Albuquerque, o trabalho desenvolvido com a equipe ao longo do dia é uma exigência do Corpo de Bombeiros e deve ser realizado todos os anos.
A NR-23 (Norma Regulamentadora) estabelece que a brigada de incêndio deve ser composta por pessoas voluntárias, que passam a maior parte do tempo no mesmo local, e que são treinadas para auxiliar os demais colaboradores no caso de situações de emergência.
O treinamento desta quarta-feira teve como objetivo ensinar o grupo a recarregar os equipamentos utilizados para o combate ao fogo, conhecer os extintores e os hidrantes instalados no prédio da rua General Glicério e aprender noções sobre primeiros socorros.
“É muito importante ensinar a utilizar os extintores, que são os sistemas portáteis e também os equipamentos fixos, que são os hidrantes. Além disso, também falamos sobre primeiros socorros, explicamos como fazer a reanimação cardiopulmonar, simulamos a compressão torácica em adultos e crianças”, explica Marcio Garcia de Albuquerque da Defesa Civil.
São informações vitais, diz o subtenente dos Bombeiros. “Pela experiência, a gente sabe que se a pessoa inalar a fumaça ela pode perder a consciência e ter uma parada cardíaca, por isso as simulações e explicações. Na hora da necessidade esse conhecimento deve ser aplicado para socorrer as vítimas. Nessas horas é muito comum ter asfixia devido a fumaça”.
Roberto Carlos dos Santos Montovani, técnico em segurança do trabalho da Secretaria de Administração, também acompanhou o curso ministrado na sede da Educação. “A aula visa trazer o máximo de informação para pessoas que são leigas para que possam atuar na prevenção de incêndios e se possível atuar também no combate”.
Informação: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação