
A Páscoa tem se revelado mais uma excelente opção para as transações online, o chamado e-commerce. Inclusive o interesse por itens alternativos aos ovos de chocolate como colombas pascais, enfeites e brinquedos tem fortalecido o setor.
Se a pandemia da covid-19, em 2020 e 2021, incrementou as vendas pela internet o isolamento social impediu os consumidores de irem às compras no comércio físico, dando impulso às transações online. Segundo pesquisa recente da Webshoppers, o e-commerce brasileiro cresceu 27% apenas no primeiro semestre de 2021, totalizando R$ 182,7 bilhões em vendas.
Além disso, de acordo com o mesmo estudo, a quantidade de consumidores online aumentou de 79,7 milhões para 87,7 milhões em comparação com o ano anterior - um salto de 8 milhões- refletindo o amadurecimento do universo online de compradores e consolidando o hábito de comprar pela internet entre os brasileiros.
Com a retomada das atividades econômicas e a flexibilização das medidas restritivas, as vendas via e-commerce devem manter-se aquecidas nesta Páscoa, considerando que é uma data comemorativa importante e as “estrelas” da vez devem ser produtos alternativos ao tradicional ovo de Páscoa e até aos chocolates, segundo afirma Rodrigo Garcia, o diretor executivo da Petina Soluções Digitais.
De acordo com o especialista, a internet está fortalecida nesse pós-pandemia, e o número de e-consumidores não para de subir. Mesmo com a fragilidade dos produtos de chocolate, que são perecíveis, as vendas online devem estar bastante aquecidas no período. “Vale ressaltar que, em 2022, o grande destaque das vendas não deve ser os ovos de chocolate, e sim outros produtos de Páscoa, que vem chamando cada vez mais a atenção dos compradores como colomba pascal, enfeites de coelhos, entre outros itens, avalia Garcia.
Ainda segundo Rodrigo Garcia, há diversos itens de Páscoa que não são frágeis como o chocolate, e que podem ser comprados pela internet com valor mais em conta do que no comércio físico. “A internet costuma oferecer mais variedade, incluindo itens como tiaras de coelho, fantasias, pelúcia, patinhas e cestas para fazer caça aos ovos com as crianças. O cliente consegue achar isso tudo nas lojas físicas, mas dependendo onde for comprar, vai pagar bem mais caro. Além disso, a internet proporciona maior praticidade e comodidade, o comprador acha o que quer com mais facilidade e não precisa sair de casa”, explica o especialista em e-commerce.
Rodrigo Garcia listou quatro vantagens de optar pelas compras de Páscoa online: Valor mais em conta, comodidade e praticidade, Diversidade e facilidade na escolha dos itens e, finalmente, a Segurança na compra.
Venda de chocolates exige cuidados especiais
Quando o assunto é chocolate, é preciso redobrar a atenção ao realizar o pedido e conhecer a origem do produto. Empresas que oferecem itens de chocolate já se prepararam para conseguir atender a esse público, e uma das propostas é receber o pedido via marketplace e direcionar a demanda para a loja/franquia mais próxima do cliente. “Isso auxilia na redução do prazo e da entrega, além de fortalecer a revenda”, comenta Garcia.
O mercado digital de chocolate, principalmente na época da Páscoa, funciona bem para as empresas que conseguem fazer entregas regionais aos clientes, pois são itens perecíveis, que dependem de uma boa estrutura para serem transportados. “Não é interessante investir nisso e depois não gerar uma boa experiência aos compradores, que podem ter problemas ao receber um produto em mau estado, por exemplo”, alerta o especialista.