A mostra intitulada ‘Trechos e reflexões das obras de Carolina Maria de Jesus’, é resultado do trabalho dos alunos do Programa de Ensino Integral da Escola Estadual Professor Cristino Cabral, em colaboração com a professora de artes Vânia Maria Theodoro Pinheiro e a diretora Lúcia Helena M. G. Pereira.
Carolina Maria de Jesus foi uma mulher negra, mãe, semianalfabeta e catadora de papelão, que migrou para São Paulo em 1937, onde trabalhou como empregada doméstica. Em 1948, estabeleceu-se na Favela do Canindé, onde começou a relatar seu cotidiano em pedaços de papel encontrados nas ruas. Esses escritos se tornaram seus diários, que ganharam reconhecimento nacional com a publicação do livro ‘Quarto de despejo: diário de uma favelada’ em 1960. A obra destacou a realidade da vida em uma favela e abordou temas como fome, miséria, racismo e desigualdade econômica.
A literatura de Carolina Maria de Jesus é considerada uma literatura de testemunho, em que a autora expõe a realidade em que vivia e reflete sobre ela. Além de ‘Quarto de despejo’, a escritora também é autora de outros livros, como ‘Casa de alvenaria’ (1961), ‘Diário de Bitita’ (1986) e ‘Meu Estranho Diário’ (1996).
A exposição fica aberta ao público das 8h às 16h45, no Centro Cultural ‘Carlos Fernandes de Paiva’, na avenida Nações Unidas, 8-9, em Bauru.
Informação: Secom/Bauru