Band Multi

Exposição destaca obras de Carolina Maria de Jesus

Os trabalhos estão expostos no Centro Cultural

Por Hiltonei Fernando

Os trabalhos estão expostos no Centro Cultural
Os trabalhos estão expostos no Centro Cultural
foto: divulgação

A mostra intitulada ‘Trechos e reflexões das obras de Carolina Maria de Jesus’, é resultado do trabalho dos alunos do Programa de Ensino Integral da Escola Estadual Professor Cristino Cabral, em colaboração com a professora de artes Vânia Maria Theodoro Pinheiro e a diretora Lúcia Helena M. G. Pereira.

Carolina Maria de Jesus foi uma mulher negra, mãe, semianalfabeta e catadora de papelão, que migrou para São Paulo em 1937, onde trabalhou como empregada doméstica. Em 1948, estabeleceu-se na Favela do Canindé, onde começou a relatar seu cotidiano em pedaços de papel encontrados nas ruas. Esses escritos se tornaram seus diários, que ganharam reconhecimento nacional com a publicação do livro ‘Quarto de despejo: diário de uma favelada’ em 1960. A obra destacou a realidade da vida em uma favela e abordou temas como fome, miséria, racismo e desigualdade econômica.

A literatura de Carolina Maria de Jesus é considerada uma literatura de testemunho, em que a autora expõe a realidade em que vivia e reflete sobre ela. Além de ‘Quarto de despejo’, a escritora também é autora de outros livros, como ‘Casa de alvenaria’ (1961), ‘Diário de Bitita’ (1986) e ‘Meu Estranho Diário’ (1996).

A exposição fica aberta ao público das 8h às 16h45, no Centro Cultural ‘Carlos Fernandes de Paiva’, na avenida Nações Unidas, 8-9, em Bauru.

Informação: Secom/Bauru