Band Multi

Antibióticos estão em falta nas farmácias de SP

Problema afeta todo Estado de São Paulo e é reflexo da guerra entre Rússia e Ucrânia

Por Ana Claudia Palacio

Antibióticos e analgésicos estão em falta em todo Estado
Antibióticos e analgésicos estão em falta em todo Estado
Banco de Imagens

O Estado de São Paulo tem sofrido com a falta de alguns tipos de medicamentos, entre eles, antibióticos, antitérmicos e analgésicos. O problema é reflexo da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Em uma farmácia de Presidente Prudente, a farmacêutica responsável, Cláudia Rizzo, explica que os medicamentos até chegam, mas em pouca quantidade e esgotam rapidamente. 

De acordo com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, o COSEMS-SP,  a carência é de pelo menos, 43 medicamentos. A lista vai de antibióticos até soro fisiológico. 

Uma pesquisa feita entre os dias 29 de abril e 12 de maio revela que 55% dos hospitais privados do Estado de São Paulo sofre com o problema. Entre os fármacos em falta, ou com estoque crítico estão Dipirona (25%) e Dramin B6 (18%)

A delegada regional de farmácia, Micássia Gato, explica que o problema é reflexo do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, já que os insumos são importados e a logística de distribuição aos laboratórios acabou sendo prejudicada pela guerra.