Band Multi

Florada de ipês brancos embeleza entorno do Mercadão

Seis árvores adultas compõem o projeto

Por Hiltonei Fernando

Seis árvores adultas compõem o projeto
Seis árvores adultas compõem o projeto
Foto: Fabrício Spatti

Quem passar pelo Mercado Municipal de Rio Preto-SP ou for até lá nesses dias vai poder se deleitar com a florada dos ipês brancos plantados nas calçadas. São plantas jovens ainda, mas a floração faz parar os transeuntes em plena contemplação. 

As duas árvores da rua Jorge Tibiriçá estão carregadas de flores brancas, típicas do período entre o final de agosto e a primeira quinzena de setembro, quando anunciam o fim do inverno que termina em 22 de setembro. 

Há uma gama de cores, e a expectativa é que também floresçam em seguida os ipês roxos da rua Silva Jardim e os amarelos da rua Antônio de Godoy, ruas que compõem o quadrilátero do Mercadão.

No final da obra de reforma, na etapa do paisagismo, as árvores foram replantadas já adultas, há pouco mais de um ano, como parte do projeto paisagístico de remodelação do mercado, encabeçada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 

Outras secretarias municipais deram sua contribuição preciosa: Meio Ambiente teve importante participação no suporte para abertura do berço para receber as árvores que à época tinham 5 metros de altura, e ainda adubação e escoramento das árvores; e a Secretaria de Obras na elaboração do projeto.

Os ipês são da família botânica Bignoniaceae e têm épocas diferentes de floração, mas nem sempre é uma regra, pois o branco é o mais tardio e este ano ele se adiantou.  O tamanho das árvores pode variar de seis a 25 metros de altura.

Pós-reforma

Na quinta-feira (18), vai completar um mês da entrega do Mercadão após uma ampla reforma. O investimento total foi de quase R$ 6 milhões. Desde então, o centro comercial mais tradicional de Rio Preto passou a funcionar em novos horários: abertura opcional dos estabelecimentos às 7h e obrigatória às 8h, todos os dias; de segunda a sexta-feira, as lojas funcionam até 19h; aos sábados até 14h; e aos domingos e feriados até 13h.

A praça de alimentação funciona até 21h, de quarta a sexta-feira, e nos fins de semana é facultativo estender até 16h.

Texto: Marcella Moreira/Secom RP