Band Multi

Fórum de Igualdade Racial será realizado no dia 23

O evento será no auditório da OAB

Por Hiltonei Fernando

O evento será no auditório da OAB
O evento será no auditório da OAB
foto: divulgação

O Conselho Municipal Afro (CMA) promove no dia 23 de setembro, o Fórum de Igualdade Racial 2023 de São José do Rio Preto-SP. O objetivo é fomentar discussões relevantes sobre a igualdade racial em âmbito local e regional. O evento está previsto para ter início a partir das 14h, no auditório da 22ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entrada será gratuita e aberta à população.

Na ocasião, acontece a votação para os representantes da sociedade civil que irão compor o CMA no biênio 2023-2025. São 14 vagas para membros titulares e seus respectivos suplentes. Qualquer cidadão pode votar, desde que tenha mais de 16 anos e que porte documento pessoal com foto e comprovante de residência em Rio Preto. Os concorrentes precisam participar presencialmente do pleito, caso contrário, não poderão assumir a cadeira, se forem eleitos.

A programação do Fórum de Igualdade Racial 2023 contará com um momento voltado à discussão e outro, mais artístico. “Haverá palestrantes inspiradores da negritude e atrações artísticas que celebram nossa diversidade e riqueza cultural. Além disso, teremos a eleição do CMA e a votação de um documento norteador tanto para negritude quanto para o novo conselho que vem chegando. Vamos debater e contribuir para a criação de políticas públicas mais inclusivas e justas. A igualdade racial é um princípio fundamental para uma sociedade equilibrada, e é nossa responsabilidade trabalhar para alcançá-la”, afirma o presidente do CMA, Darok Viana.

Eleição

Os segmentos cujos representantes serão escolhidos para o Conselho Municipal Afro (CMA), no dia 23, são Organização Geral do Movimento Negro (duas vagas), Juventude (duas), Trabalhadores (duas), Mulheres (duas), Ensino e Pesquisa (duas) e personalidades notoriamente reconhecidas no âmbito das relações raciais, com quatro vagas.

“Fóruns são espaços de discussão. Além de pessoas que são referência, pois têm histórico positivo de luta e acompanharam a implementação de políticas afirmativas em outros municípios, tem a negritude daqui para falar sobre os avanços e necessidades locais. É um momento de fortalecimento”, complementa Darok, ao falar sobre a importância de a sociedade civil participar ativamente na formulação das políticas públicas municipais relacionadas à igualdade racial. A Câmara de Rio Preto deve votar, em breve, projeto de lei que prevê cotas em concursos públicos.

O auditório da OAB Rio Preto fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.853, na Vila São José. Além da OAB, a J. Silva Painéis é parceira no evento. Mais informações sobre o Fórum de Igualdade Racial 2023 podem ser obtidas pelo e-mail (conselhoafro@riopreto.sp.gov.br) ou no Instagram @afroriopreto.

Informação: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação