A Secretaria do Meio Ambiente realizou a segunda reunião com os grandes geradores, na manhã da última sexta-feira (6). O encontro aconteceu na sala de cinema do Centro Cultural Matarazzo e contou com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Fernando Luizari Gomes, do assessor da secretaria do Meio Ambiente, Bill Paschoalotto, e da técnica ambiental, Raphaela Leli.
Cerca de 20 representantes dos empreendimentos de Prudente compareceram. Durante a reunião, foi apresentado o modelo do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O processo será feito de forma online, por meio do site da prefeitura, na aba protocolos.
A partir de agora, os grandes geradores têm 30 dias para realizar o cadastro. A partir do dia 10 de novembro, a Prudenco não irá coletar os resíduos sólidos urbanos das empresas que geram mais que 200 litros de resíduos por dia. A medida está embasada em Lei Federal.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, a medida visa em diminuir cerca de 30% da quantidade de resíduos aterrados pelo município. Atualmente, Prudente coleta cerca de 170 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.
“Essa é uma das medidas para que possamos diminuir a quantidade de resíduos aterrados pelo município em Prudente. Fizemos duas reuniões, convocamos os grandes geradores para que eles pudessem se adequar. Essa medida não é uma punição, mas sim a lei que deve ser cumprida para que possamos dar um norte na questão dos resíduos”, enfatiza Luizari.
Agendamento de visita técnica
A secretaria do meio ambiente disponibiliza equipe técnica para auxiliar os grandes geradores a entender o que pode ser feito na empresa para reduzir a geração de resíduos. Para isto basta entrar em contato pelo (18) 3906-5275, de segunda à sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A secretaria do meio ambiente fica na Rua Altair de Senna, 730 – Jd. Jequitibás.
Informação: Secom PP