O Hemocentro de Rio Preto-SP está com estoque baixo de todos os tipos sanguíneos. Já a tipagens O Positivo (O+) está em situação crítica. A instituição é responsável pelo abastecimento de 39 instituições de Rio Preto e região. Para manter o estoque ideal são necessárias, em média, 100 coletas diárias e, na última semana a média foi de 50 doadores, uma queda de 50%. A instituição é responsável pelo abastecimento de 39 instituições de Rio Preto e região.
Além da queda nos números de doadores, houve um aumento expressivo no consumo de bolsas de sangue pelas instituições de saúde. “A situação é bem crítica, pois precisamos fazer a reposição do nosso estoque para não correr o risco de desabastecimento de alguma tipagem sanguínea. Por isso pedimos que o doador venha até o Hemocentro e faça sua doação”, explica Regiane Cistina Gouveia, Captação do Hemocentro.
Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml. Uma quantidade considerada pequena, mas o suficiente para salvar vidas. O Hemocentro de Rio Preto funciona todos os dias das 7h às 13h e está localizado na Avenida Jamil Feres Kfouri, 80, Jardim Panorama. Já o Hemonúcleo de Catanduva-SP funciona todos os dias das 7h às 13h e está localizado na avenida Treze de Maio, 974, Centro.
Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.
Informação: Ascom/Hemocentro