O Hospital Estadual de Bauru (HEB), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo sob gestão da Famesp, vai celebrar o Dia Mundial do Rim, nesta quinta-feira (10), com ações direcionadas a seus funcionários, pacientes e acompanhantes, voltadas à prevenção da saúde renal.
Nesse ano, a campanha do Dia Mundial do Rim, idealizada pela International Society of Nephrology (ISN) e coordenada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, foca a educação sobre a doença renal em todos os setores de saúde: comunidade, profissionais da saúde e formadores de políticas em saúde pública.
O HEB integra a campanha promovendo distribuição de fôlderes informativos aos pacientes e acompanhantes que passarem por atendimento em suas recepções, na quinta-feira (10). Na mesma data, funcionários da unidade assistem à palestra “Educando sobre saúde renal”, com apresentação de Tricya Nunes V. Bueloni, nefrologista, e Danielly Fanhani Verardo, nutricionista, ambas profissionais do HEB.
A equipe de enfermagem do setor de Hemodiálise do hospital fará a aferição de pressão arterial dos participantes, uma forma eficiente de detectar possíveis doenças renais em estágio inicial.
Prevenção e dados
Hidratação é uma das regras básicas para manter a saúde dos rins, órgãos responsáveis por filtrar as toxinas do nosso sangue. A perda de líquidos pode causar alguns problemas renais agudos como alerta a nefrologista do Hospital Estadual de Bauru, Tricya Nunes Vieira Bueloni.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 145 mil pacientes estão em terapia dialítica no país, sendo que quase 93% fazem hemodiálise. Essa intervenção é necessária quando a função renal fica comprometida e a pessoa entra num quadro de insuficiência renal que pode se tornar crônico.