Band Multi

Hospital Municipal deu início aos atendimentos nesta segunda-feira (10)

Na primeira etapa serão realizados exames oftalmológicos

Por Hiltonei Fernando

Na primeira etapa serão realizados exames oftalmológicos
Na primeira etapa serão realizados exames oftalmológicos
foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto

O Hospital Municipal (HM) Doutor Domingo Marcolino Braile, em Rio Preto-SP, iniciou os atendimentos nesta segunda-feira (10), como já havia sido anunciado no dia da inauguração em setembro. O prefeito da cidade, Edinho Araújo, visitou a unidade, acompanhado do secretário interino de saúde, André Baitello, do diretor da Funfarme-HB, Jorge Fares, e dos gestores do HM, Horácio Ramalho e Maria Regina Lourenço Jabur.  

O prefeito lembrou que foram gastos mais de R$ 50 milhões em investimentos para colocar à disposição da população atendimentos de qualidade, baixa e média complexidade, desafogando o Hospital de Base (HB) e também a Santa Casa. Equipamento de última geração que irão agregar ainda mais para que Rio Preto continue sendo referência em saúde.

Nesta fase, 35 profissionais foram contratados para trabalhar no Hospital, entre médicos, enfermeiros e administrativos. Conforme plano de trabalho da Funfarme-HB, vencedora da licitação para administrar o Hospital, os atendimentos serão gradativos até o mês de janeiro, quando passará a funcionar com 100% da capacidade, com 343 trabalhadores. 

Durante a visita, o prefeito recebeu a imprensa, conversou com os primeiros pacientes do novo hospital e com os trabalhadores. Nesta etapa, serão realizados atendimentos e exames oftalmológicos. Com 78 leitos, o Hospital deve realizar mais de 900 cirurgias por mês, sendo 450 oftalmológicas, de média e alta complexidade, e as demais em outras especialidades, como: ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, proctologia, oftalmologia, cirurgias plásticas reparadoras e cirurgias gerais. 

O gestor do hospital, Horácio Ramalho, explicou que o hospital passa a funcionar de forma gradativa e será um polo que irá irradiar cultura médica. O Hospital Municipal integra a rede assistencial de saúde pública municipal, sendo o acesso referenciado e regulado pela rede de saúde local. 

Horário de funcionamento – Serviços ambulatoriais

Das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Das 7h às 13h, aos sábados.

Informações: Letícia Greco/Jaqueline Barros – Secretaria de Comunicação