Começou na quinta-feira (27), o funcionamento do Centro Cirúrgico para procedimentos de oftalmologia do Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile (HM). Com pacientes na espera por cirurgias eletivas represadas por conta da pandemia, o HM agilizará a fila com operações de baixa e média complexidade, beneficiando hospitais que atendem moradores de Rio Preto-SP como a Santa Casa e o Hospital de Base (HB).
O diretor administrativo do HM, Horácio Ramalho, falou sobre a agilidade dos atendimentos e quais serão as próximas etapas e especialidades atendidas. “Os pacientes que vamos receber aqui já são encaminhados pela rede municipal, por meio do Centro de Especialidades, com os exames e consultas já feitos. Com isso, facilita o fluxo e nos dá uma dinâmica de atendimento muito boa. A partir de dezembro, quando estivermos em pleno funcionamento do Centro Cirúrgico, iremos atender cirurgia geral, cirurgia pediátrica, ginecológica, vascular, proctologia, ortopedia entre outras”, afirmou.
O diretor ressaltou ainda o impacto na vida dos pacientes que necessitam das cirurgias de baixa e média complexidade e que aguardavam na fila de espera há mais de um ano. “Apesar de serem de média complexidade, a necessidade de tais procedimentos afeta muito a qualidade de vida desses pacientes e o HM surgiu para melhorar isso, para cumprir essa missão e fazer com que os hospitais maiores atendam os casos mais graves e de maior urgência”, afirmou o diretor.
A primeira paciente a passar pela cirurgia no HM foi também a primeira a passar por consulta na inauguração do hospital. Lícia Maria Tardoque Camacho aguardava na fila para uma cirurgia de catarata há mais de um ano e elogiou o atendimento recebido dos médicos e profissionais da instituição. “Nem senti a cirurgia, o médico foi excelente e tem uma mão muito boa. O procedimento foi muito rápido e graças a Deus foi tudo bem. Estou orgulhosa por ter sido a primeira atendida e agora a primeira a passar por cirurgia também. O Hospital Municipal é maravilhoso, o espaço é bonito, aconchegante e com atendimento de primeira. Meu médico disse que talvez eu não precise nem usar óculos novamente e vai facilitar muito minha vida”, afirmou Lícia Maria.
Horário de funcionamento – Serviços ambulatoriais
7h às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e 7h às 13 horas aos sábados.
Informações: Hospital de Base