Band Multi

Índice de Infestação Predial da Dengue em Rio Preto chega a 1,7%

Indicador coloca o município em alerta para Dengue

Por Hiltonei Fernando

 Indicador coloca o município em alerta para Dengue
Indicador coloca o município em alerta para Dengue
foto: ilustração

O Índice de Infestação Predial (I.P) de Rio Preto-SP subiu 0,7% em relação ao anterior e está em 1,7%. O levantamento foi realizado na segunda quinzena de outubro, ao passo que o anterior – de 1% – foi na segunda quinzena de agosto. 

O indicador mostra a relação entre o número de criadouros com presença de larvas do mosquito Aedes aegypti e o número de imóveis pesquisados, o que significa que dos dez mil imóveis vistoriados, 170 estavam com larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O novo indicador coloca o município em estado de alerta para as arboviroses. Considera-se estado de risco quando o índice fica igual ou maior que 4%. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que o I.P fique menor que 1%. 

As 28 áreas de abrangência de Rio Preto foram vistoriadas, sendo que no Jardim Americano e no Nova Esperança não foram encontradas larvas, resultando em I.P zero. Já o maior índice ficou em Engenheiro Schmitt com 6,4%, seguido do Renascer, com 5,38%.

A maioria das larvas – 56% – foram encontradas em vasos de plantas, ralos e bebedouros de animais. Também foram encontradas grandes quantidades de larvas em baldes e regadores, latas de bebidas, frascos e plásticos utilizáveis. 

Dengue
Rio Preto contabiliza no mês de novembro 594 notificações por suspeita de Dengue. Dessas, 104 foram confirmadas, 66 foram descartadas e 424 estão em investigação. No ano, a cidade tem 29.382 notificações pela doença, sendo 19.215 confirmadas, 9.547 descartadas e 620 em investigação. 

Este ano, a cidade registrou 7 óbitos pela doença, sendo 2 em fevereiro, 2 em março, 1 em abril e 2 em maio. 

Rio Preto Unida contra o Aedes aegypti
A Campanha Rio Preto Unida Contra o Aedes aegypti continua neste sábado, 3/12. Os agentes estarão nas ruas – devidamente identificados - entre 8h e 14h para visitar os imóveis e orientar a população quanto aos cuidados permanentes para manutenção dos ambientes livres dos criadouros. 

Nesta etapa, as áreas percorridas são: Anchieta, Eldorado, Engenheiro Schmitt, Estoril, Jardim Gabriela, Parque Industrial, São Deocleciano, São Francisco, Santo Antonio e Solo Sagrado. 

Balanço
No primeiro dia da campanha, 26/11, seis mil imóveis foram vistoriados. Os agentes de saúde vistoriaram os possíveis criadouros do mosquito Aedes e ambientes propícios para esconderijo dos escorpiões. Em alguns casos, foi aplicado também o larvicida. 

" A Vigilância Ambiental está intensificando todas as medidas de combate ao mosquito Aedes para evitar uma epidemia no próximo ano. Por isso, a campanha, o mutirão da limpeza e as ações cotidianas não param. Mas é fundamental que a população contribua, limpando seu quintal semanalmente", explica a gerente da Vigilância Ambiental, Camila Santana. 

Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social