Band Multi

Macacos resgatados em Rio Preto morreram na manhã desta quinta-feira (4)

Foram encontrados animais com sintomas de intoxicação

Por Hiltonei Fernando

Foram encontrados animais com sintomas de intoxicação
Foram encontrados animais com sintomas de intoxicação
foto: Band Paulista

Pelo menos dois macacos da espécie Sagui morreram na madrugada desta quinta-feira (4), após serem resgatados em São José do Rio Preto-SP. Equipes do Zoológico Municipal e da Polícia Ambiental encontraram na quarta-feira (3), cerca de 20 macacos com problemas de coordenação motora.

De acordo com as equipes, os animais estavam na mata dos macacos. Outros animais, na mesma situação, foram encontrados no Parque São Francisco. Dois macacos foram localizados no chão e, um deles, estava com pata quebrada.

Alguns animais estavam com sintomas de intoxicação. Os dois saguis, encontrados no parque, morreram na manhã desta quinta-feira (4). A Polícia Ambiental ainda encontrou, no local, uma armadilha utilizada para capturar esses animais. 

Os indícios apontam para uma possível ação deliberada, envolvendo hipóteses como biopirataria (tráfico de animais) e até atentados relacionados aos recentes casos de varíola dos macacos registrados em Rio Preto. 

É importante destacar que os macacos não fazem parte da cadeia de transmissão da doença. A Secretaria de Meio Ambiente de Urbanismo já solicitou à Polícia Ambiental o reforço na vigilância do local.