Band Multi

Músicas da Universal Music Group começam a ser removidas do TikTok

Acordo entre as empresas venceu em 31 de janeiro e não foi renovado

Por Marmella

Artistas como Harry Styles, SZA e Bad Bunny são afetados
Artistas como Harry Styles, SZA e Bad Bunny são afetados
Reprodução

O TikTok começou nesta terça (27) a deletar mais músicas de sua plataforma como parte de uma disputa sem acordo sobre royalties com o Universal Music Group (UMG). 

O aplicativo já silenciou músicas de artistas contratados pela gravadora, e agora precisa fazer o mesmo com os escritores – mesmo de outras gravadoras como Sony e Warner - que compuseram em parceria com artistas da Universal. Isso vale por exemplo, para Harry Styles, SZA e Bad Bunny.

Em outras palavras, se um compositor contratado pelo braço editorial da Universal Music contribuiu, mesmo que seja com uma pequena parte, para uma música, toda a gravação terá, em teoria, que ser cancelada. São os tais “direitos autorais divididos”. 

Até o início deste ano a música da Universal era licenciada para o TikTok, quando no ato da renovação não chegaram a um acordo sobre quanto o aplicativo deveria pagar aos artistas. A Universal acusou a plataforma de vídeos de "tentar construir um negócio baseado em música, sem pagar o valor justo". O TikTok afirmou se tratar de alegações falsas.

O TikTok diz que até 30% do que chama de “músicas populares” podem ser perdidas. Algumas estimativas da indústria, porém, dizem que até 80% de todas as músicas do TikTok poderiam ser silenciadas.