Band Multi

Mutirão de Castração atende 200 animais no primeiro dia

Número de cães e gatos esterilizados atinge meta diária

Por Hiltonei Fernando

Número de cães e gatos esterilizados atinge meta diária
Número de cães e gatos esterilizados atinge meta diária
foto: Bianca Zaniratto/Pref. Rio Preto

A meta diária estipulada para o 3º Mutirão de Castração foi atingida no primeiro dia de ação: 200 animais, entre cães e gatos, foram esterilizados na terça-feira (4). A iniciativa é da Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto-SP e vai até domingo (9), no Complexo Swift.

O comparecimento em massa começa a mostrar uma conscientização por parte dos tutores, já que a ausência traz prejuízo, pois impossibilita que outro animal da fila de espera seja submetido ao procedimento. Apesar do pequeno porcentual de faltantes, menos de 10%, os agendamentos extras garantiram a totalização das vagas diárias.

“A presença maciça mostra um aumento de responsabilidade por parte dos tutores e a consolidação dessa política pública, o que é ótimo, pois a falta é muito prejudicial tanto para o sistema como para os outros tutores que gostariam de estar aqui com seus animais. Então, tem de honrar o compromisso marcado”, diz a secretária de Bem-Estar Animal, Cláudia De Giuli.

O procedimento é gratuito e até a medicação pós-cirúrgica é fornecida pela secretaria. Os tutores são orientados em relação à posologia e aos cuidados com o animal. Caso haja um imprevisto e não possa comparecer, é preciso avisar com antecedência para que possa haver um encaixe dos animais que estão na fila de espera. O telefone é o (17) 3513-5050. 

O mutirão visa diminuir a fila de espera para castração no município. O tutor deve preencher formulário disponível no site da Prefeitura (https://www.riopreto.sp.gov.br/servico/esterilizacao-de-cadelas-caes-gatas-e-gatos/) e aguardar o chamamento. Além das ações em massa, cães e gatos são esterilizados diariamente pela equipe da secretaria. 

Fundamental:

A castração tem papel fundamental para a saúde dos animais e para a saúde pública, pois evita a disseminação de doenças e diminuiu o número de cães e gatos abandonados pelas ruas. Além disso, os pets saem do procedimento microchipados, o que garante segurança no caso de o animal estar perdido ou ser roubado. O equipamento armazena um código com as informações de contato do proprietário.

“Acho muito difícil essas pessoas que deixam os cachorros ficarem procriando, deixando mais animais sem família. Pelo porte da minha cadela, por exemplo, ela daria à luz uns cinco filhotes e eu não teria nem condições nem cinco pessoas para doar esses cachorrinhos. Então, ter cachorro é lindo, mas não é fácil, por isso, tem de castrar”, afirma a modelo Ana Paula Coelho da Silva, 18 anos, tutora da vira-lata Bella Hadid. Ela ama animais e sempre castra suas cadelas logo após o primeiro cio. “A gente volta todos os dias para casa cansada, do trabalho, do dia a dia, das pessoas, e os animais estão lá para dar amor. Por isso que a gente se apega demais.”

Quem também é muito apegado a seu pet é o estudante Henrique Dias Paranhos, 10 anos, que carregava no colo a vira-lata Melinda, na fila para a triagem, acompanhado dos avós Antonio Marcos Possavatis e Iraci Pereira Bezerra Possavatis. “Eu me divirto muito com a Melinda. É bom para não ficar tanto tempo no celular e fazer companhia. Eu cuido dela direitinho, dou comida, faço carinho”, afirma.

Informação: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação