O prefeito de Rio Preto-SP, Edinho Araújo, ao lado do secretário de Saúde, Adenis Borim, acompanhou a visita do secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, na manhã desta terça-feira (26), para anúncio do mutirão da saúde. O encontro com gestores de saúde da região para discutir o mutirão de cirurgias aconteceu no Departamento Regional de Saúde (DRS-15).
O secretário estadual lembrou que já foram realizadas 1,7 mil cirurgias desde o anúncio do mutirão, feito em junho deste ano. De acordo com ele, no total, serão realizados 54 tipos diferentes de procedimentos, de sete especialidades. São 103 hospitais públicos e mais as Santas Casas realizando os procedimentos. São mais de 500 mil pessoas na fila.
Jean destacou ainda que a fila hoje terá uma redução, mas que dificilmente ela será zerada, já que novos pacientes são inseridos pela Central de Regulação do Sistema de Saúde (Cross). “Uma região deverá atender a outra para que o resultado final seja a suspensão da fila”, destacou.
O prefeito explicou que está clara a demanda dentro dessa situação de cirurgias represadas. Segundo ele, esse é um desafio, já que precisa urgentemente minimizar o problema o mais rápido possível. A reunião foi realizada para que o Estado pudesse acompanhar as demandas locais, entendendo as dificuldades das prefeituras, falhas e gargalos apresentados durante o mutirão.
A expectativa é que as maiores demandas sejam absorvidas pelo AME e Hospital de Base. Os pacientes que estão na fila serão informados pelo Estado sobre dia e local em que o procedimento será realizado.
Ascom