Band Multi

Novo recurso da Alexa permite imitar a voz de pessoas mortas

Por Marmella

Alexa poderá reproduzir qualquer voz
Alexa poderá reproduzir qualquer voz
Reprodução

Você sente falta da voz de um parente morto?

Com essa ideia em mente, a Amazon exibiu em sua conferência anual realizada na terça-feira (21), em Las Vegas, uma atualização da Alexa, que imita a voz de qualquer pessoa a partir de um áudio de menos de 1 minuto.

A empresa está desenvolvendo essa tecnologia que permitirá que sua assistente digital imite a voz de um falecido, por exemplo.

De acordo com o  qualquer vice-presidente sênior e cientista-chefe da empresa, Rohit Prasad, durante a pandemia do coronavírus “muitos de nós perdemos alguém que amamos e embora a inteligência artificial não possa eliminar a dor da perda, ela pode definitivamente fazer suas memórias durarem.”

Em um vídeo exibido no evento, um Amazon Echo Dot é perguntado: "Alexa, a vovó pode terminar de me ler 'O Mágico de Oz'?". Nesse momento a voz reanimada da idosa em questão começa a ler a história para o neto.

Prasad acrescentou: "Estamos inquestionavelmente vivendo na era de ouro da IA, onde nossos sonhos e ficção científica estão se tornando realidade".

De fato, o recurso imediatamente gerou comparações com representações fictícias de tecnologia, como “Black Mirror”, a série da Netflix que apresenta um episódio explorando uma tecnologia similar.

As reações na internet variaram entre “genial”, "assustador" e "mórbido". 

O recurso ainda está em desenvolvimento, e a Amazon não disse quando poderá ser lançado publicamente.