Band Multi

Novo recurso da Alexa permite imitar a voz de pessoas mortas

Marmella 24/06/2022 • 15:50
Alexa poderá reproduzir qualquer voz
Alexa poderá reproduzir qualquer voz
Reprodução

Você sente falta da voz de um parente morto?

Com essa ideia em mente, a Amazon exibiu em sua conferência anual realizada na terça-feira (21), em Las Vegas, uma atualização da Alexa, que imita a voz de qualquer pessoa a partir de um áudio de menos de 1 minuto.

A empresa está desenvolvendo essa tecnologia que permitirá que sua assistente digital imite a voz de um falecido, por exemplo.

De acordo com o  qualquer vice-presidente sênior e cientista-chefe da empresa, Rohit Prasad, durante a pandemia do coronavírus “muitos de nós perdemos alguém que amamos e embora a inteligência artificial não possa eliminar a dor da perda, ela pode definitivamente fazer suas memórias durarem.”

Em um vídeo exibido no evento, um Amazon Echo Dot é perguntado: "Alexa, a vovó pode terminar de me ler 'O Mágico de Oz'?". Nesse momento a voz reanimada da idosa em questão começa a ler a história para o neto.

Prasad acrescentou: "Estamos inquestionavelmente vivendo na era de ouro da IA, onde nossos sonhos e ficção científica estão se tornando realidade".

De fato, o recurso imediatamente gerou comparações com representações fictícias de tecnologia, como “Black Mirror”, a série da Netflix que apresenta um episódio explorando uma tecnologia similar.

As reações na internet variaram entre “genial”, "assustador" e "mórbido". 

O recurso ainda está em desenvolvimento, e a Amazon não disse quando poderá ser lançado publicamente.