Band Multi

O retorno de milhões? Criador do Orkut reativa site

Site orkut.com traz comunicado sobre um novo projeto que será lançado em breve

Marmella 28/04/2022 • 11:12 - Atualizado em 28/04/2022 • 11:13
Criador reativa o site orkut.com
Criador reativa o site orkut.com
Divulgação

Ele pode voltar à ativa? Pelo menos o seu criador, o Orkut Buyukkokten, reativou nesta quarta-feira (27), o site orkut.com e publicou um comunicado onde relembra o sucesso da rede social e promete novidades em breve.

Mesmo sem os detalhes do quem vem por aí, o anúncio movimentou as redes sociais atuais, tornando-se um dos assuntos mais comentados no Twitter, por exemplo. Vale lembrar que a rede do passarinho acabou de ser vendida por 44 bilhões de dólares, para o homem mais rico do mundo, Elon Musk, e o “tema” rede social está em alta na internet.

O Orkut foi criado em janeiro de 2004 e chegou a ter 30 milhões de usuários ativos no Brasil, onde fez muito sucesso. O Google acabou adquirindo a plataforma em 2008 e anunciou o seu fim em 2014.

O comunicado na íntegra:

Olá,

Eu sou o Orkut. Dezessete anos atrás eu comecei uma pequena rede social enquanto eu era engenheiro no Google. Em apenas alguns anos, essa rede social - orkut.com - cresceu para uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas.

Acredito que o orkut.com encontrou uma comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram suas fotos.

O mundo precisa de bondade agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e distantes entre si. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida a ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Eles devem proteger nossos dados, não vendê-los. Eles devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões que grudem. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

Inscreva-se abaixo para receber atualizações e seja o primeiro a saber.