Passado o período da estiagem e já se preparando para a chegada das chuvas, a prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP está intensificando ações de prevenção a alagamentos e doenças no município.
Pensando nisso, um mutirão conjunto da secretaria de Saúde e de Zeladoria e Meio Ambiente iniciou, nesta semana, o recolhimento de entulhos e resíduos nos bairros com maior incidência de larvas e criadouros de dengue, eliminando assim recipientes que possam acumular água. A ação também visa combater o aparecimento de escorpiões, típicos nesta época do ano, com clima quente e úmido.
Inicialmente, as equipes estão percorrendo os bairros Santa Ifigênia, Cohab IV, Vila Miessa, São Francisco e Cecap, e, na sequência, novos locais serão visitados para a coleta de entulhos. Vale ressaltar que apesar do município ter registrado apenas 298 casos positivos de dengue, de janeiro até agora, a ação visa prevenir o surgimento de novos casos, tendo em vista as condições propícias neste período em que se inicia as chuvas.
O Controle de Endemias tem informado os moradores sobre os locais em que os caminhões passarão recolhendo os diversos materiais e reforça ainda para que toda população adote os cuidados necessários, com medidas preventivas e evitando recipientes que acumulem água.
LIMPEZA DE GALERIAS
Com a probabilidade maior de chuvas nesta época, aumenta também a preocupação com possíveis enxurradas ou enchentes. Por isso, a equipe de Zeladoria deu início à intensificação da limpeza das galerias de águas pluviais da cidade.
O trabalho consiste em melhorar o sistema de drenagem e agilizar o escoamento das chuvas, com a remoção de detritos, lixos e entulhos que se acumulam nos tubos ligados às bocas de lobo e aos bueiros, a fim de evitar alagamentos, que ocasionam transtornos aos moradores, pedestres e motoristas.
A limpeza é executada com o auxílio de uma desentupidora, que consiste em um caminhão com equipamentos apropriados para realizar a sucção dos detritos. O serviço será realizado em avenidas e nos bairros, em pontos estratégicos da cidade.
Informação: Secom Olímpia