Band Multi

Operação "Energia Segura" encontra irregularidades em fios e cabos

Jales estão entre as cidades com irregularidades

Por Hiltonei Fernando

Jales estão entre as cidades com irregularidades
Jales estão entre as cidades com irregularidades
foto: divulgação

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, integrou a operação especial “Energia Segura” do Inmetro, em fios e cabos elétricos, entre os dias 7 e 11 de novembro, na capital e nas cidades de Artur Nogueira, Bofete e Jales. As equipes de fiscalização estiveram em 33 estabelecimentos e encontraram erros em dois. Foram analisados 2.183 produtos sendo 22 reprovados.  

Os fios e cabos elétricos estão entre os materiais mais importantes que formam a instalação elétrica de um imóvel. Eles são os responsáveis por levar a energia desde o ponto de entrada até os pontos de utilização como as tomadas e os interruptores. Para que a instalação seja segura e funcione corretamente é importante que as características dos cabos elétricos estejam em conformidade com os requisitos exigidos pela legislação do Inmetro, órgão no qual o Ipem-SP é delegado no Estado de São Paulo. 

As empresas autuadas têm 10 dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com uma lei federal, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Informações: Ipem-SP