Band Multi

Operação Top Down termina com cinco pessoas presas em Piraju

A ação teve como proposta combater o tráfico de drogas

Por Hiltonei Fernando

A ação teve como proposta combater o tráfico de drogas
A ação teve como proposta combater o tráfico de drogas
foto: Polícia Civil

Uma operação realizada pela Polícia Civil terminou com cinco pessoas presas e oito quilos e meio de drogas apreendidos, na segunda-feira (8), na região de Piraju-SP. A segunda fase da “Operação Top Down” teve como objetivo reprimir a prática do crime de tráfico de entorpecentes e associação criminosa para esse fim.

Três homens e duas mulheres, entre 23 e 50 anos, foram presos durante os trabalhos. A ação resultou na localização e apreensão de mais de oito quilos de drogas, a maior parte cocaína. Os agentes ainda apreenderam materiais utilizados para o preparo e comércio ilegal de entorpecentes, entre os quais, sacos plásticos e balanças de precisão, além de uma máquina de cartão, cadernos com anotações alusivas ao crime, cerca de R$ 1,5 mil em dinheiro e mais de uma dezena de telefones celulares.

Segundo a polícia, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar em imóveis ocupados por integrantes de uma associação criminosa que atuava em Piraju e em municípios vizinhos. As buscas contaram com o auxílio de cães farejadores. Estiveram envolvidos na operação 67 policiais civis e 28 viaturas.

A ação ocorreu como desdobramento de investigação iniciada em Piraju entre os anos de 2020 e 2021. Nessa época, a Polícia Civil prendeu o líder do grupo, o qual foi condenado pela Justiça em primeira instância e atualmente se encontra preso na Penitenciária de Getulina-SP.