Band Multi

Operação Tríade conclui inquérito sobre uso indevido de recursos públicos

As irregularidades foram identificadas em Caiabu

Por Hiltonei Fernando

As irregularidades foram identificadas em Caiabu
As irregularidades foram identificadas em Caiabu
foto: Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, através da Delegacia Seccional de Presidente Prudente-SP, encerrou e encaminhou ao poder judiciário, comarca de Regente Feijó-SP, o inquérito policial instaurado com base no material apreendido na Operação Tríade.

A ação foi realizada no dia 29 de novembro de 2021. Na época, a operação, realizada pela Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, apurou eventuais irregularidades na administração municipal de Caiabu-SP, entre 2017 e 2020.

Durante a ação foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos setores de tributação, contábil, financeiro, tesouraria, gestão e frota, além do almoxarifado, todos vinculados à prefeitura de Caiabu-SP. O material apreendido foi periciado e analisado e servindo como possíveis provas. Funcionários e ex-servidores, donos das empresas e outras pessoas mencionadas no procedimento policial prestaram depoimento.

O inquérito policial foi encerrado com 23 volumes, resultando mais de 4.600 páginas. O trabalho da polícia serviu para apurar as práticas dos crimes de falsidade ideológica majorada, peculatos e inserções de dados falsos em sistema de informação. 

Entenda o caso

O inquérito policial foi um desdobramento de outro procedimento policial que ainda tramita na Delegacia Seccional de Presidente Prudente-SP, de denúncia de consumo excessivo de combustíveis e gastos irregulares com manutenções de veículos pertencentes à frota municipal do município de Caiabu-SP, fato constatado por fiscais do Tribunal de Contas em relatório após análise de documentos no período.

Durante a investigação e análise dos documentos, foi possível constatar que alguns veículos que não estavam em condições de uso, pois se encontravam em oficinas parados, foram, mesmo assim, atribuídos gastos com peças e serviços. 

No procedimento policial, também foi possível identificar a irregularidade no leilão realizado no ano de 2020, envolvendo veículos que foram considerados sucateados, cujos laudos de avaliações contemplam informações inverídicas, produzindo fato juridicamente relevante com efeitos externos, em especial, causaram prejuízo ao erário.

A equipe do BandMulti entrou em contato com a prefeitura de Caiabu-SP e não obteve resposta sobre o assunto.

Informação: Polícia Civil