Band Multi

Parceria leva empreendedorismo para mais de 12 mil alunos

O convênio foi assinado na segunda-feira (4)

Hiltonei Fernando 06/07/2022 • 10:20
O convênio foi assinado na segunda-feira (4)
O convênio foi assinado na segunda-feira (4)
Foto: Mariana Padovan

O prefeito de Presidente Prudente-SP, Ed Thomas, assinou o termo de adesão com o Sebrae para implantação do programa de Educação Empreendedora.  O convênio foi formalizado na segunda-feira (4), em ato no gabinete, com a presença da secretária municipal de Educação, Sirlei Aparecida Gomes dos Santos Oliveira, e do gerente do Escritório Regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante.

O programa de educação Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que será desenvolvido no Programa Cidadescola e o projeto Objeto de Aprendizagem, com atividades pontuais na grade regular. Tem como objetivo incentivar a cultura empreendedora para os alunos do ensino fundamental I. As ações dos dois convênios terão um alcance de aproximadamente 12 mil alunos.

O projeto Objetos de Aprendizagem já teve início com uma palestra e capacitação para os professores, que irão inserir o tema empreendedorismo nas atividades do turno regular. No segundo semestre, no retorno do recesso escolar os alunos já começam a ter esse contato com o mundo do empreendedorismo.

O gerente do Sebrae, José Carlos Cavalcante, ressaltou que “a intenção é preparar o jovem para que ele tenha acesso a cultura empreendedora, ao protagonismo para que ele seja mais criativo e tenha iniciativa para trilhar o mercado de trabalho com mais oportunidades”, disse. 

O prefeito Ed Thomas e a secretária municipal de Educação falaram da importância do programa para disseminar os conhecimentos sobre empreendedorismos entre os alunos e sobre a relevância desta parceria que contribui com o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação. 

- Sobre a parceria Empreendedorismo: 

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos inclui a capacitação dos professores por meio de palestras reuniões e planejamentos para que possam disseminar os conhecimentos. O projeto terá como foco ações de sensibilização do corpo docente, discente e comunidade, através de palestras e oficinas sobre o tema. Uso de apostilas didáticas com manual para professores e alunos, para as atividades propostas, além da certificação de professores e monitoramento das ações.

Na etapa de capacitação o curso possui etapa EAD carga horária de 30 horas para o fundamental I e II, na plataforma do Sebrae. O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos possui carga horária de 239 horas, com oficinas do primeiro ao nono ano. Na Rede Municipal de Educação serão utilizados os cadernos dos primeiros aos quintos anos.

A proposta para o projeto Objetos de Aprendizagem são encontros onde os professores utilizam os materiais fornecidos pelo Sebrae para trabalhar a temática empreendedorismo na sala de aula com os alunos. O professor escolhe o tema de acordo com a disciplina e grade curricular.

Ascom